terça-feira, 20 de março de 2012

Vereador de Londrina, Renato Lemes morre em viagem ao exterior

O vereador de Londrina, pastor Renato Lemes (PP), faleceu na madrugada desta terça-feira (20), durante uma viagem à Inglaterra. A informação foi confirmada por volta das 7h pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal. Ele estava em viagem a Londres, visitando uma filha, e teria sido vítima de um problema de saúde.

O pastor de 55 anos havia viajado no último dia 16 e deveria retornar nesta sexta-feira (23). O presidente da Câmara, vereador Gerson Araújo (PSDB), lamentou a perda do colega de Legislativo. "Parece-me que ele tinha uma netinha ou netinho que ele não conhecia em Londres e sempre manifestou a vontade de conhecer. Ele tinha uma doença crônica, acho que é câncer mesmo, e esteve muito frágil, foi internado muitas vezes. Às vezes, essa fragilidade deve ter acometido outro problema porque me parece que ele não faleceu da doença", comentou.
Segundo Araújo, a família de Lemes deve trazer o corpo a Londrina, onde ele será velado. Já o sepultamente deve acontecer em Campinas (SP), município em que vivem os parentes do vereador.
Devido ao falecimento, a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (20) foi suspensa. Os vereadores devem se reunir, abrindo os trabalhos do plenário para uma homenagem póstuma ao pastor.
Biografia
Renato Teixeira Lemes, conhecido como Pastor Renato Lemes, nasceu em Jales (SP), em 29 de outubro 1956. Já foi agricultor, metalúrgico e comerciário. Em 1985, tornou-se pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, função que exerceu no interior de São Paulo, em Santa Catarina e em Curitiba.
Em 2001 ele foi transferido para Londrina onde, em 2004, elegeu-se pela primeira vez como vereador com 3.245 votos. No pleito seguinte ele conseguiu a reeleição para o mandato 2009-2012.
Divulgação / CML
Vereador Renato Lemes morre em viagem ao exterior - CML
Renato Lemes faleceu durante a madrugada desta terça-feira
Em outubro do ano passado trocou o PRB pelo PP, mudança, "passando" de aliado do governo para oposição. No entanto, mesmo com o rótulo de oposicionista por conta da nova legenda partidária, Lemes sempre votou a favor dos projetos do prefeito de Londrina, Barbosa Neto. Essa preferência lhe rendeu uma advertência do PP, pois foi voto contra a Comissão Processante da Saúde, desrepeitando a decisão do partido.
O presidente do PP em Londrina, Fernando Nicolau, disse que recebeu a notícia com muito pesar. "Ele era um vereador que o partido gostava muito e nunca teve uma relação ruim com a sigla, apesar da advertência", comentou.
O suplente que deve assumir o lugar de Lemes é Antenor Ribeiro, eleito pela coligação PP/PRB e hoje no PSC. Fernando Nicolau ainda não sabe se o partido deve brigar pela vaga. Segundo ele, a morte ainda é muito recente e a preocupação neste momento é ajudar a família a fazer o translado do corpo.
A reportagem de odiario.com ligou três vezes para a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Londrina para falar com Barbosa Neto (PDT), mas o assessor disse que o prefeito estava no atendimento do programa "Prefeitura nos Bairros". Foi prometida uma nota oficial até às 10h desta terça-feira (20), mas até às 11h o comunicado não havia saído.Pauline / O Diario

Nenhum comentário: