quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Carlinhos Cachoeira está em casa com a família, em Goiânia


Após quase 9 meses na prisão, contraventor deixou a Papuda nesta quarta.
'Ele está feliz, tranquilo e só quer abraçar os filhos', diz sobrinho do bicheiro.

Gabriela Lima Do G1 GO

Carlinhos Cachoeira chega ao condomínio onde mora, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Chegada de Cachoeira e familiares a condomínio de luxo em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O bicheiro Carlinhos Cachoeira chegou à casa onde mora, em um condomínio de luxo em Goiânia, às 2h35 desta quarta-feira (21). O carro que transportou o contraventor entrou no local acompanhado de mais dois veículos de familiares, entre eles a mulher dele, Andressa Mendonça.
Acusado de comandar um esquema de jogo ilegal em Goiás e no Distrito Federal, Cachoeira ficou preso 265 dias e deixou o presídio da Papuda, em Brasília, à 0h04, beneficiado por um alvará de soltura expedido pela 5ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Depois de sair da prisão, ele se encontrou com familiares no escritório dos advogados, em Brasília. A informação é de um sobrinho dele, Fernando Cunha Neto (PSDB), que é vereador em Anápolis, cidade a 55 quilômetros de Goiânia. Em entrevista ao G1 por telefone, o político disse que o tio está "feliz e tranquilo".
O bicheiro Carlinhos Cachoeira é visto saindo de carro da penitenciária da Papuda, em Brasília (DF), no começo da madrugada desta quarta-feira (21). Acusado de comandar um esquema de jogo ilegal em GO e no DF, Cachoeira ficou preso 265 dias. (Foto: Paulinho Di Rousseff/Futura Press)Cachoeira saindo da penitenciária
(Foto: Paulinho Di Rousseff/Futura Press)
Segundo Cunha, além dele e Andressa Mendonça, viajaram até a capital federal seis dos 12 irmãos de Cachoeira e o filho mais velho do contraventor, um adolescente cuja idade não foi divulgada. "O que ele [Cachoeira] quer agora é reencontrar a família e abraçar os dois filhos mais novos", disse o político.

Condenação
Na terça-feira (20), a 5ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou o bicheiro a cinco anos de prisão em regime semiaberto pelos crimes de formação de quadrilha e tráfico de influência, por tentar fraudar o sistema de bilhetagem do transporte público de Brasília. Os crimes foram apontados pela investigação da Operação Saint Michel.

Segundo o advogado de Cachoeira, Nabor Bulhões, o bicheiro foi solto porque tem o direito de recorrer da decisão em liberdade até o trânsito em julgado da ação (quando não há mais possibilidade de recurso). A informação não foi confirmada pelo TJ.

ele tenha cometido os crimes de formação de quadrilha e tráfico de influência. Segundo o advogado, que afirmou que vai entrar com recurso contra a condenação, o fato de Cachoeira já ter sido mantido preso preventivamente pode facilitar o cumprimento da pena imposta.
"Como ele já cumpriu cerca de seis meses (sic) de prisão, que corresponderia a praticamente um sexto da prisão imposta, ele não cumpriria prisão em regime semiaberto, mas em regime aberto", afirmou Bulhões.

Operações
Cachoeira foi preso no dia 29 de fevereiro, durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que apurou o envolvimento de agentes públicos e empresários em uma quadrilha que explorava o jogo ilegal e tráfico de influência em Goiás.

A mulher de Cachoeira, Andressa Mendonça, aguarda em carro em frente à Penitenciária da Papuda o marido deixar a prisãoa   (Foto: Felipe Néri/G1)Andressa Mendonça aguardou saída do marido
em carro em frente à Papuda (Foto: Felipe Néri/G1)
A Saint Michel é um desdobramento da Operação Monte Carlo, feita pela Polícia Civil do Distrito Federal. Segundo a investigação, ele tentou forçar uma dispensa de licitação para a contratação de um sistema de bilhetagem de origem sul-corena no DF.
Já preso pela Monte Carlo, o bicheiro teve um novo mandado de prisão expedido pela Operação Saint Michel. Em outubro, ele obteve um habeas corpus relacionado às investigações da PF, mas continuou preso em razão do mandado expedido pela Saint Michel.
Cachoeira é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional, que investiga as relações dele com políticos e empresários. O relatório final da CPI deve ser apresentado nesta quarta (21).
Defesa de Cachoeira
O advogado Nabor Bulhões afirmou que com a soltura de Cachoeira, "começa-se a fazer Justiça". Ele afirmou crer que, na segunda instância, a decisão da condenação poderá ser revertida.

"A defesa vem sustentando que o decreto de prisão preventiva não se justificava porque se houvesse condenação, em razão da pouca gravidade do risco, não haveria risco. [...] Obviamente que a defesa espera que isso se reverta no tribunal. Espero reverter, estou absolutamente convicto."G1

Nenhum comentário: