segunda-feira, 12 de novembro de 2012

João Bombeirinho deixa o hospital em viatura do Corpo de Bombeiros


O menino João Daniel de Barros, 6 anos, o João Bombeirinho como ficou conhecido, recebeu alta médica e deixou o Hospital das Clínicas (HC), em Curitiba, por volta das 15h20 desta segunda-feira (12), 19 dias após ser submetido a um transplante de medula óssea. A previsão inicial de internamento pós-operatório era 30 dias.A saída do paciente, que se tornou símbolo da campanha de Doação de Medula, foi em grande estilo. Na porta do HC uma viatura e um caminhão do Corpo de Bombeiros aguardavam pelo garoto para levá-lo, juntamente com os pais, até o apartamento alugado pela família na capital paranaense.
O imóvel fica cerca de 500 metros do hospital e será o lar de João pelo menos pelos próximos meses. Durante 100 dias ele voltará diariamente ao hospital para tomar medicações e passar regularmente por avaliações médicas. Se tudo correr bem, o menino volta para Maringá em fevereiro.
A família do garoto recebeu a notícia sobre a alta hospitalar ainda no sábado (10), quando saíram os resultados dos exames apontando que o enxertamento da medula do doador norte-americano, que era 90% compatível, foi bem sucedido. "Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Rezei tanto para que a medula pegasse e graças a Deus isso aconteceu", contou, emocionada, a mãe do garoto, Ana Paula Estevam, na ocasião.
No domingo (11) o menino foi liberado para passar o dia no apartamento ao lado da família, mas no fim da tarde precisou retornar ao hospital. De volta ao quarto do HC, João iniciou uma contagem regressiva para a alta hospital que ocorreu nesta tarde. "Ele acordou tão feliz hoje. Não o via assim há muito tempo", contou o pai do garoto, Nelson de Oliveira Ferraz, hoje pela manhã.
Quando chegou no apartamento, por volta das 15h30, o menino já apresentava sinais de cansaço, segundo o pai, devido à agitação do dia e a movimentação da imprensa em torno da família. "Agora que chegamos em casa ela vai descansar um pouco. Estamos todos muito felizes", concluiu.
Relembre a luta do Bombeirinho
João Bombeirinho descobriu que tinha leucemia em 2007. Após dois de tratamentos e cirurgias sem sucesso, a família do garoto iniciou a busca por um doador de medula.
Em 2010, João se transformou em símbolo da campanha para cadastramento de doadores. No mesmo ano, o garoto que sonha ser bombeiro - daí o apelido -, recebeu uma homenagem da corporação em Maringá. Ele foi retirado do Hospital do Câncer pela janela, por uma escada magirus.
Há cerca de 3 meses a família recebeu a notícia que tanto esperava: a equipe médica que acompanha o caso havia encontrado tecido compatível. O garoto foi então internado no HC, onde iniciou os procedimentos para o transplante realizado no último dia 24 de outubro. Rosângela/O Diario

Nenhum comentário: