sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Confira o que abre e fecha no feriado de Finados em Maringá


O feriado de Finados em Maringá, nesta sexta-feira (2), será de bancos, comércio e supermercados fechados. Na Prefeitura de Maringá, o prefeito Silvio Barros assinou o decreto nº 2239/2012, estipulando ponto facultativo nesta quinta-feira (1º), em comemoração ao Dia do Servidor. No entanto, para não prejudicar os pais, as escolas e creches municipais permanecem abertas amanhã, e fecham apenas na sexta-feira, feriado nacional. Nos shoppings, as lojas não funcionam, e apenas os serviços de diversão e alimentação devem abrir na sexta.

No dia de Finados, também não haverá expediente nas repartições públicas municipais, sem prejuízo dos serviços essenciais - que não podem ser interrompidos e funcionarão normalmente. Apenas a coleta de lixo domiciliar não será realizada na sexta, e a previsão é voltar ao normal no sábado (3).
O Paço Municipal e o expediente de todas as secretarias retomam o atendimento normal na segunda-feira (5).
Educação
Haverá aula nesta quinta-feira nos estabelecimentos de ensino da rede municipal e o expediente será normal na Secretaria de Educação. As unidades fecham na sexta, e reabrem normalmente na segunda.
Saúde
O Hospital Municipal fará plantão durante o feriado, assim como o Pronto Atendimento Zona Norte, o Pronto Atendimento à Criança e a Unidade de Pronto Atendimento Zona Sul estarão em plantão 24h durante a quinta e a sexta.
Os postos de saúde estarão fechados, com reabertura na segunda com atendimento normal, a partir das 7h. A sede da Secretaria da Saúde acompanha o Paço Municipal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) permanece em funcionamento 24h para atender às emergências, pelo telefone 192.
Cultura
A Secretaria de Cultura acompanha as datas e horários de funcionamento do Paço Municipal, mas mantém servidores trabalhando na programação cultural fixa.
Na quinta, haverá o "Convite à Música", com a presença de Davi Rocha de Maringá. O concerto de violão conta com o repertório "Recital de Formatura", no auditório LuzAmor às 21h, com entrada franca.
No "Convite ao Teatro" desta semana, na sexta, a companhia Icomici de Maringá apresenta o espetáculo "Cotidiano Clow". A apresentação inicia às 21h, no Teatro Barracão.
Já o "Convite às Artes Visuais" continua com a exposição "Paisagens", do artista plástico Marcos Antonio Dias de Oliveira, 57 anos, mais conhecido por Mado. A exposição conta com 11 quadros do artista, natural de Curvelo (MG). Nos finais de semana e feriados o horário de abertura é as 14h às 18h no Teatro Calil Haddad.
Todas as apresentações têm entrada gratuita.
Guarda Municipal
Os patrulheiros da Guarda Municipal (GM) trabalharão em regime de plantão durante o feriado prolongado e no final de semana, em suporte às operações das Polícias Civil e Militar, além de fiscalizar os prédios públicos. Na sexta, a equipe da GM fará plantão também nos cemitérios Municipal e Parque.
Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) fecha nesta quarta-feira (31), às 17h, e reabre na segunda, às 8h. Em sistema de plantão, trabalharão o Centro de Referência Especial da Assistência Social (Creas, pelo 0800 – 6435115), o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (9103-5661), o Albergue Santa Luiza de Marillac (3224-1673), o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (3901-1908) e os Conselhos Tutelares (Zona norte - 3901-1966/ Zona sul – 3901-2276).
Meio Ambiente
A Secretaria de Meio Ambiente entra em recesso neste dia 1º, e retorna às atividades na segunda. O Parque do Ingá não terá alteração nos horários, e recebe no domingo (4), das 14h às 17h, a Feira de Troca Sustentável e Piquenique da Leitura em mais uma edição do projeto Domingo no Parque.
As cooperativas de reciclagem terão os expedientes normais e a comunidade poderá realizar a destinação de sucatas eletrônicas e vidros em qualquer horário no Tiro de Guerra de Maringá e 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Secretaria da Mulher e Provopar
A Secretaria da Mulher e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) acompanham o horário de funcionamento do Paço Municipal.
Transportes
A sede da Secretaria de Transportes (Setran) acompanha o horário de funcionamento do Paço Municipal. O Estacionamento Rotativo (EstaR) funciona normalmente na quinta, não será cobrado no dia do feriado e volta a ser normalizado no sábado. Os agentes de trânsito estarão em plantão durante o feriado
Transporte coletivo
Na quinta, o transporte coletivo funciona normalmente. Já na sexta os ônibus seguem a tabela de domingo e feriados, com carros extras para o Cemitério Municipal.
Esportes
Nessa quinta, os centros esportivos funcionarão normalmente, e fecham na sexta. No sábado e domingo os centros estarão abertos para quem fez agendamento.
A sede da secretaria estará atendendo na quinta e sexta assuntos referentes à Copa Unimed, que mantém a programação de jogos normalmente.
A Vila Olímpica funciona normalmente, recebendo as pessoas que já retiraram as requisições para utilizar o espaço.
Serviços Públicos
O serviço de coleta de lixo doméstico realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) funcionará normalmente na quinta, dia de ponto facultativo no município. Apenas a área administrativa e alguns setores operacionais fecham. Na sexta, as equipes param em função do Dia de Finados, e será mantido o sistema de plantão para emergências nos setores de Arborização e Iluminação Pública. O serviço de coleta de lixo doméstico voltará ao normal a partir de sábado.
O trabalho das equipes que atuam na administração do Cemitério Municipal será normal nesses dias.
Controle Urbano e Obras Públicas
O expediente interno da Secretaria de Controle Urbano e Obras Públicas (Seurb) para a partir de quinta e só retorna ao normal a partir das 8h de segunda.
Gestão e Fazenda
As equipes paralisam o atendimento a partir de quinta-feira e retornam às atividades normais na manhã de segunda-feira (5). Apenas as equipes de fiscalização atuam no controle do comércio ambulante nas imediações do Cemitério Municipal em função do Dia de Finados.
Urbamar
O atendimento ao público na Urbanização de Maringá S/A (Urbamar) será interrompido na quinta-feira e voltará ao normal na segunda-feira .
Bancos
De acordo com a federação brasileira de bancos (Febraban), não haverá atendimento bancário na sexta-feira (2) em todo o Brasil, em função do feriado de Finados. A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data podem ser pagos no próximo dia útil, que é segunda-feira, sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Segundo o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria, mesmo durante o feriado os canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente, facilitando, dessa forma, a vida do consumidor.
Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).
Comércio e Supermercados
O comércio de rua e os supermercados em Maringá fecham no dia de Finados e reabrem no dia 3, que, por ser o primeiro sábado do mês, será de lojas abertas até às 18h. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Maringá (Sivamar), os supermercados podem abrir no dia 4, primeiro domingo do mês, das 8h as 13h.
Shoppings
As lojas de todos os shoppings de Maringá estarão fechadas na sexta-feira, dia em que apenas os setores de diversão e alimentação devem funcionar. Apenas no Mandacaru Boulevard, os proprietários de lojas poderão abrir, mas sem os funcionários.
Veja os horários de funcionamento dos shoppings nesta sexta:
Avenida Center – praça de alimentação e diversão das 11h às 23h
Catuaí Maringá – lazer e alimentação das 11h às 22h
Cidade – praça de alimentação das 12h às 21h, diversão a partir das 14h. O Big fecha.
Mandacaru Boulevard – praça de alimentação das 11h às 22h
Maringá Park – praça de alimentação das 12h às 22h30, e cinema normalmente
No sábado e domingo, os estabelecimentos voltam a funcionar nos horários normais para o fim de semana.
Larissa/O Diario

Nenhum comentário: