terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Colisão de trens na Alemanha deixa mortos e feridos

 

Dois trens de passageiros colidiram na manhã desta terça-feira (9) no sul do estado da Baviera, na Alemanha, deixando dez pessoas mortas. Segundo a agência Reuters, mais de 100 pessoas ficaram feridas - algumas em estado grave. Duas pessoas desaparecidas, informou o ministro de Transportes.
Equipes de resgate observam o acidente de trem, perto de Bad Aibling. (Foto: Reuters)Equipes de resgate observam o acidente de trem, perto de Bad Aibling. (Foto: Reuters)
O feridos graves foram levados em helicóptero a um hospital. Os feridos leves foram transportados em ambulâncias. A causa do acidente ainda está sendo investigada.
De acordo com a imprensa local, a colisão ocorreu por volta de 7h, na linha entre Holzkirchen e Rosenheim, a 41 km ao sudeste de Munique. Uma das composições descarrilou. O acidente ocorreu nas proximidades da cidade de Bad Aibling, uma estação de águas localizada 60 km ao sul de Munique.
Equipes de resgate estão no local. O acidente interrompeu os serviços de trens na região.

O Ministro de Transportes alemão, Alexander Dobrindt, disse em coletiva de imprensa que cada trem estava a uma velocidade de 100 km/h. "Temos que assumir que um condutor não pôde ver o outro antes do acidente", disse.

Segundo ele, duas caixas pretas foram recuperadas e uma terceira está na parte danificada de um dos trens, mas também deve ser recuparada. Por isso, ainda não é possível tirar conclusões sobre a causa do acidente.

"As imagens que vocês veem são muito emotivas, porque não podemos imaginar que tais acidentes ocorram aqui. Por isso estamos com muito interesse em esclarecer exatamente o que houve, se foi um problema técnico ou uma falha humano", afirmou o ministro.
Imagem aérea mostra composições após o choque na Alemanha (Foto: Peter Kneffel/dpa via AP)Imagem aérea mostra composições após o choque na Alemanha (Foto: Peter Kneffel/dpa via AP)
Também é preciso esclarecer por que os dois trens estavam no mesmo trilho, disse o ministro.

"Este é o maior acidente que tivemos em anos na região e temos um time de paramédicos, ambulâncias e helicópteros envolvidos na operação", disse à agência de notícias Associated Press o porta-voz da polícia, Stefan Sonntag.
Por causa do carnaval, que também é feriado na Alemanha, não houve aulas hoje na Alemanha, por isso os trens não carregavam crianças e adolescentes.
O último grande acidente com número alto de mortes na Alemanha tinha ocorrido em 2006, quando 23 pessoas perderam a vida e 10 ficaram feridas no choque entre um trem de passageiros e um veículo de manutenção dos trilhos, nas proximidades de Lathen, no oeste do país.G1

Nenhum comentário: