sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PF abre inquérito para investigar repasses de FHC a Mirian Dutra

 

 
Do R7

FHC e Mirian: PF abriu inquérito para investigar ex-presidenteFlickr do senador Aécio Neves e reprodução Youtube
A Polícia Federal abriu inquérito para apurar “eventuais ilícitos criminais” nos repasses feitos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à jornalista Mirian Dutra.
A abertura do inquérito foi confirmada ao R7 pelo Ministério da Justiça. De acordo com a pasta, a investigação correrá sob sigilo (confira abaixo a íntegra da nota do Ministério).
A apuração da PF terá como base inicial entrevista de Mirian Dutra publicada na Folha de S.Paulo no último dia 18, na qual a jornalista afirma que o ex-presidente teria usado uma empresa para enviar dinheiro à ela e ao filho dela, Tomás, que vivem no exterior.
Mirian afirma que Tomás é fruto de seu relacionamento com FHC nos anos 1990. Exames de DNA, porém, não confirmaram a paternidade do ex-presidente.
A empresa apontada por Mirian como favorecedora do esquema do tucano é a Brasif S.A. Exportação e Importação.
Segundo Mirian, o contrato era de US$ 3.000 (R$ 12 mil) e serviria para complementar a renda dela e do filho.
No mesmo dia em que a reportagem da Folha foi publicada, FHC admitiu a existência de um contrato "há mais de 13 anos" com a Brasif S.A., mas disse não ter condições de se manifestar sobre os detalhes da relação entre Mirian e a empresa.
— Desconheço detalhes da vida profissional de Mirian Dutra. Com referência à empresa citada no noticiário de hoje (ontem), trata-se de um contrato feito há mais de 13 anos, sobre o qual não tenho condições de me manifestar enquanto a referida empresa não fizer os esclarecimentos que considerar necessários.
FHC afirmou que os recursos destinados à jornalista "provieram de rendas legítimas" do seu trabalho.
— Depositadas em contas legais e declaradas ao IR, mantidas no Banco do Brasil em NY/ Miami ou no Novo Banco, Madri, quando não em bancos no Brasil.
Veja a íntegra da nota divulgada pelo Ministério da Justiça:
"O Ministério da Justiça determinou à Polícia Federal, nesta sexta-feira (26), a abertura de inquérito para apurar a ocorrência de eventuais ilícitos criminais informados por Mirian Dutra Schimidt, em matéria publicada pela Folha de São Paulo, na coluna da Mônica Bérgamo, no último dia 17 de fevereiro de 2016. O inquérito tramitará em sigilo, na forma da legislação em vigor."

Nenhum comentário: