quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Facebook libera cinco novos botões alternativos ao 'curtir'

 

São 5 'reações', emojis em forma botão: 'Amei', 'Haha', 'Uau', 'Triste' e 'Grr'.
Em teste desde outubro em 7 países, novidade chega ao resto do mundo.

Helton Simões GomesDo G1, em São Paulo
'Reações' são os novos botões do Facebook em forma de emoji e alternativos ao 'curtir'. (Foto: Divulgação/Facebook)'Reações' são os novos botões do Facebook em forma de emoji e alternativos ao 'curtir'. (Foto: Divulgação/Facebook)
Não se assuste se as publicações no Facebook começarem a serem bombardeadas por carinhas amarelas com nomes engraçados como "Uau", "Amei" e "Grr". A partir desta quarta-feira (24), os usuários do Facebook no Brasil poderão fazer mais do que “curtir” um post na rede social. O site começa a liberar as “reações”, botões em forma de emoji que expressam mais do que só a aprovação do “joinha”.
Em inglês, os cinco novos botões se chamavam: "Love", "Haha", "Wow", "Sad" e "Angry". No Brasil, as “reações” passarão a ser "Amei", "Haha", "Uau", "Triste" e "Grr", respectivamente. “As pessoas vão ao Facebook para compartilhar todo tipo de coisa, coisas que as deixam felizes, tristes ou bravas”, diz Sammi Krug, gerente de produto do Facebook, ao G1. A novidade será liberada gradualmente.
'Grr'
Para as novas opções aparecerem, o usuário tem de manter pressionado o ícone do botão “curtir”. Ao passar o dedo sobre as imagens, elas interagem, cada um conforme a sua emoção. O “Triste” olha cabisbaixo e chora enquanto o “Grr”, já vermelho de raiva, mexe a cabeça para o lado em sinal de desaprovação.
“Muitas pessoas compartilhavam com a gente que gostaria de mais formas de se expressarem”, diz Sammy.
Ela ecoa o que disse Mark Zuckerberg, presidente-executivo da rede social, quando comentou que o Facebook estava trabalhando em opções ao botão “curtir”. "É importante dar às pessoas mais opções do que apenas o 'curtir' para ajudá-las a expressar empatia", disse, reconhecendo que "nem todos os momentos são bons".
Os novos botões serão usados apenas para avaliar publicações, ou seja, não poderão ser incluídos em comentários, posts ou em conversas pelo bate-papo. Dessa forma, não substituirão as outras opções de imagens animadas da rede.G1

Nenhum comentário: