terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Dengue agora é caso de polícia

Dengue agora é caso de polícia em Umuarama
                                           
Umuarama – A guerra contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti ganhou ontem um importante reforço. A partir de agora, quem não limpar o quintal ou for flagrado jogando lixo ou entulho em local inapropriado poderá ser preso em flagrante sob a acusação de expor a vida ou a saúde de outros em perigo direto ou iminente; crime de desobediência e até mesmo crime ambiental de poluição, que tem pena mais pesada, que vai de um a quatro anos de prisão e multa.
O objetivo é fechar o cerco contra quem não está fazendo a sua parte para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. “Temos alguns pontos crônicos na cidade e precisamos eliminar isso”, explicou o chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Fábio Barzon.
Na tarde de ontem, além de Barzon, o secretário de Saúde de Umuarama, Luiz Haiduk e o secretário de Fazenda, André Luís Bespalez estiveram reunidos com o delegado chefe da 7ª SDP, Pedro Luís Fontana, com o delegado adjunto Antônio Ângelo Colombo, o Aspirante do 25º BPM, Rocha e o soldado PM Sales para tratar da atuação conjunta entre as polícias Civil e Militar para auxiliar no combate ao mosquito transmissor.
Segundo o delegado Pedro Fontana, a atuação será inclusive em imóveis fechados ou em situação de abandono, com amparo na Medida Provisória 712, de 29 de janeiro último, onde a presidente Dilma Rousseff autorizou a adoção de medidas mais radicais, como o ingresso em imóveis sem a autorização do proprietário para fins de busca do mosquito transmissor da dengue por agentes de saúde. Ainda segundo Fontana, os agentes de saúde irão realizar primeiramente a notificação para que o morador ou responsável pelo imóvel promova a limpeza e elimine o foco do mosquito.
Se após o prazo estipulado não for adotada qualquer medida indicada, haverá nova notificação para limpeza e se mesmo assim o responsável persistir em não realizar, será lavrado um Termo Circunstanciado junto a delegacia ou em casos mais graves poderá haver a prisão em flagrante do responsável pelo imóvel. “As prisões, se ocorreram, serão feitas por policiais, seja da PM, da Civil ou da Guarda Municipal”, esclareceu Fontana.

Limpando o próprio quintal
Com a adesão da polícia ao combate direto ao mosquito Aedes aegytpi, naturalmente surge o questionamento sobre a manutenção dos veículos apreendidos no pátio interno e também na calçada lateral da sede da 7ª SDP, de Umuarama. Na semana passada foi feito um arrastão no local e diariamente pelo menos dois policiais estão realizando uma vistoria em busca de focos.
Além do pátio interno, algumas áreas que não estão em uso também passaram por um pente fino e outras chegaram a ser lacradas para dar segurança. “Têm banheiros da nossa associação que não estão em uso que foram lacrados mesmo”, explicou o superintendente da 7ª SDP, Antônio Carlos Borges.
Ele informou que entre os veículos apreendidos mantidos na calçada lateral se encontram muitos produtos descartáveis, como garrafas pet e copos de plástico. “As pessoas passam e acabam jogando, mas estamos recolhendo esse material diariamente”, afirmou.
Para reforçar a ação, a cada quinze dias os agentes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde vão estar realizando vistoria no local. Umuarama ilustrado

Nenhum comentário: