quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Tolerância Zero começa fiscalizando saída de bares e baladas

Quinta-feira é o dia da semana em que começa aumentar o movimento nesses lugares, juntamente com a irresponsabilidade dos motoristas que bebem antes de dirigir.
Operação do 1º dia vai coibir esse tipo de infração O programa Tolerância Zero, de combate à violência no trânsito de Maringá, terá início nesta quinta-feira (5), e a primeira ação integrada será na fiscalização de saídas de bares e baladas. Segundo o tenente Roberto de França, chefe do batalhão de trânsito e coordenador da força-tarefa, quinta-feira é o dia da semana em que começa aumentar o movimento nesses lugares, juntamente com a irresponsabilidade dos motoristas que bebem antes de dirigir. Dessa forma, os condutores devem se preparar para bloqueios policiais que vão coibir esse tipo de ação.
Os lugares das blitze não são divulgados com antecedência. A operação conjunta passa a ser permanente a partir desta quinta-feira e visa diminuir o número de mortes em acidentes dentro do perímetro urbano. Desde o início de 2010, já são 62 mortos no trânsito de Maringá, número que já supera as vítimas registradas em todo ano de 2009, quando 58 morreram.O programa não perdoará nem as infrações de pequena monta. “Precisamos cumprir todas as regras de trânsito, por mais simples que pareça, o desrespeito resulta em acidentes”, disse o tenente.
As blitze passam a ser diárias e vão fiscalizar desde o uso de calçados inadequados na direção e a utilização de óculos para aqueles que são obrigados, infrações consideradas leves, até o excesso de velocidade, direção após ingestão de álcool e avanço de sinal, infrações que resultam em acidentes graves.
Outro ponto importante é que a operação não tem data para terminar. “Começamos, vamos trabalhar diário e constante. Partimos do princípio que precisamos de uma união de forças a longo prazo”, disse.
Entre os órgãos e entidades que vão trabalhar diretamente na Tolerância Zero, estão a Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Transportes e Guarda Municipal, Ministério Público, polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Receita Estadual, Conselho Municipal de Segurança e 13º Ciretran.
O tenente explicou que os pontos de atuação serão definidos com pouca antecedência. As equipes estarão nas ruas agindo em dois turnos diários, com efetivo de 26 homens amparados por todo logística necessária de motos, carros e caminhão guincho. Uma equipe da Rotan garantirá a segurança do efetivo durante as operações.

Gazeta do Povo

Nenhum comentário: