quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vizinhos reclamam e casa para idosos é obrigada a deixar Zona 5 -AMOR AO PRÓXIMO


A Prefeitura de Maringá deu prazo até amanhã, às 14h, para que a direção da casa de repouso Recanto Nosso Lar, na Zona 5, assine um Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC), na Secretaria de Gestão, concordando em mudar de endereço em até três meses.

A decisão causou polêmica por envolver 19 idosos com mais de 80 anos, a maioria sem família ou necessitando de atendimento médico. A casa de repouso é particular e os internos pagam mensalidades que começam em um salário mínimo, para receber atendimento de enfermagem 24 horas.

Segundo informações da prefeitura, o problema é que a casa de repouso está com o alvará provisório vencido desde julho, além de estar instalada em local inapropriado.

"O endereço ocupado pela empresa é em eixo residencial, não admitindo instalação de comércio", explicou Maria Terezinha, gerente de fiscalização da Secretaria de Controle Urbano e Obras Públicas (Seurb). A prefeitura também argumenta que os moradores próximos chegaram a encaminhar um abaixo-assinado pedindo a saída do estabelecimento do local.

O vereador Heine Macieira (PP), que é médico, disse que não chegou a ver o abaixo-assinado, mas entende a posição dos vizinhos e da prefeitura. Ele diz concordar que o estabelecimento se mude.

"Infelizmente a casa de repouso está ilegal. O alvará era provisório, eles disseram que iam mudar para uma chaçará e não mudaram." Macieira frisou que não está em discussão a qualidade do atendimento prestado pela casa, nem as questões humanitária, "apenas o aspecto legal".

"A questão do atendimento deles não está sendo discutida. O Conselho Municipal do Idoso tem pareceres atestando que não há problemas de limpeza, atendimento e instalação. O problema é a localização. Agora é uma situação difícil porque são pessoas idosas que não têm onde ficar e aí entra a questão humanitária. A prefeitura está sendo condescendente exatamente por se tratar de pessoas idosas, as a lei está ai para ser cumprida", disse.

De outro lado, o vereador Paulo Soni (PSB), que também é médico, que participou de um discussão na Câmara sobre a questão, entende que a prefeitura deveria ter outra atitude e não entende a posição dos vizinhos.

"Não acho que por estar em área residencial o asilo incomode ninguém. Estive lá, o atendimento é muito bom e quem se incomoda são pessoas que acham que nunca vão ficar velhas."

O Diario

Um comentário:

Anônimo disse...

ACHO MUITO COMODO POR PARTE DO MUNICIPIO QUE AO INVES DE COBRAR QUE OS DONOS DE TERRENOS NA ZONA CINCO OS LIMPE, COLOQUE "PESSOAS IDOSAS" INCAPACITADAS DE ATUAR NUMA SOCIEDADE JUSTA ,MAS QUE POR OUTRO LADO JÁ O FIZERAM, TENHAM ESSE TIPO DE TRATAMENTO.
CUIDADO....A IDADE CHEGA PARA TODOS, EM BREVE PODEREMOS SER OS PROXIMOS A NOS RETIRAR DA CIDADE POR VELHICE....ISSO SE TIVERMOS A SORTE E A COMPREENÇÃO DE ALGUEM QUE QUEIRA CUIDAR DE NÓS....AREA RESIDENCIAL É ONDE SE PODE MORAR ,NÃO É MESMO? SOU MORADORA DESTE BAIRRO CRESCI POR AQUI E JA VI MUITA COISA. MAS DESPEJO A UM LAR DE IDOSOS. PARABÉNS PROS IDOSOS QUE IRAO RECEBER ESSE PRESENTE DE NATAL!!!!
"VOU VIVER E NAO VEREI TUDO"!!!!!!CRISTINA