terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Setran presta esclarecimento sobre placas novas do Centro de Maringá


O leitor Angelo Nunhes, de Maringá, questiona a Secretaria de Trânsito de Maringá (Setran) a respeito do uso de placas de trânsito instaladas no centro da cidade que indicam "sentido único", quando, segundo ele, deveriam indicar "siga em frente ou à direita/esquerda". Ele também se queixou da falta de pintura da faixa da direita na quarta pista da Avenida Colombo. As reclamações dele foram publicadas na coluna Caixa Postal (pág.A2), na edição do dia 25.
De acordo com o secretário de transporte Walter Guerlles, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou em 2005 um novo manual de sinalização, no qual foi proibido o uso das placas R25-c (em frente e à esquerda) e R25-d (em frente e à direita). A alteração obrigou então o uso da placa R24-a, que até então era "Sentido Obrigatório" e agora é "Sentido de Circulação da Via".
"A mudança ocorreu por pressão de engenheiros de trânsito de São Paulo que utilizavam essa sinalização de forma errada e forçaram a alteração do Código de Trânsito para não terem que mudar toda a sinalização da capital paulista", explica Guerlles.
Em relação à falta de pintura da faixa da direita na quarta pista da Avenida Colombo, o secretário explicou que o trecho faz parte da BR-376, uma das estradas de jurisdição exclusiva da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Viapar. Portanto, a pintura da faixa é de responsabilidade da empresa da administra a rodovia.Carol Souza

Nenhum comentário: