terça-feira, 24 de maio de 2011

Passageiros "laranjas" são detidos em Peabiru com R$ 200 mil em mercadorias do Paraguai

Um ônibus de turismo, da empresa Splash Tur, foi apreendido, por volta da 1h desta terça-feira (24), na PR-317, em Peabiru (a 76 km de Maringá). Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo transportava cerca de 250 bagagens, entre caixas de papelão, fardos e sacolas, que continham mais de R$ 200 mil em mercadorias compradas no Paraguai sem nota fiscal."Ficamos impressionados com a quantidade de produtos. Além do bagageiro lotado, todo o compartimento destinado aos passageiros estava tomado pelas caixas. Só havia lugar para os 16 passageiros", conta o sargento Gilson Cardoso Fahur, da PRE de Maringá.O policial acredita que os passageiros eram "laranjas", pois podem ter sido pagos para fazer o transporte dos produtos que seriam destinados a um único comerciante de São Paulo (SP). "Esse é o relato de alguns envolvidos, estamos investigando a situação", afirma o sargento.
O policial explica que o ônibus foi carregado numa operação conhecida como "formiguinha". "Eles demoram quase uma semana para trazer as mercadorias de Ciudad del Este, no Paraguai, para Foz do Iguaçu, pois fazem o transporte por carros de passeio, em pequenas quantidades. Em Foz eles colocam tudo no ônibus e encaminham para o município destino. Os diversos passageiros chamam menos a atenção dos fiscalizadores", explica Fahur.
Passageiros exaltados

Douglas Marçal

Foram apreendidas mais de 250 bagagens, entre sacolas,
fardos e caixas
A apreensão aconteceu durante a operação "Viagem Segura", da PRE. O ônibus foi abordado no trecho entre Floresta e Peabiru. Quando o veículo era levado para a sede da 4ª Companhia da PRE em Maringá, os passageiros começaram a ficar nervosos, questionando a ação policial. "Para evitar fugas ou qualquer tipo de retaliação, chamamos o apoio da Polícia Militar. Duas viaturas nos acompanharam e ajudaram a fazer a revista. Com a chegada da PM os passageiros ficaram mais calmos", conta o sargento Fahur.
Dentro do veículo foram encontrados fardos de roupas, caixas de óculos, maquiagens, controles de Playstation 2, DVDs, acessórios de celulares, milhares de jaquetas, entre outros. "Acreditamos que muitos desses produtos sejam falsificados, mas é necessário uma inspeção mais minuciosa para fazer essa constatação", ressalta o policial.
Os produtos foram encaminhados para a sede da delegacia da Receita Federal em Maringá. Os passageiros foram ouvidos e liberados. Eles responderão pelo crime de descaminho.
Rubia Pimenta

3 comentários:

Anônimo disse...

e so laranja que eles conseque pegar quero ver pegar os quadrilheiros que roubam os sacoleiros sera que eles tem aquilo rocho pra fazer isso!!!!!!!

SARGENTO FAHUR disse...

E VOCE TAMBÉM NÃO TEM AQUILO ROXO (É ASSIM QUE ESCREVE), CASO CONTRÁRIO ASSINAVA SEU COMENTÁRIO, SEU COVARDE.

SARGENTO FAHUR disse...

ESSES CARAS LEVAM MILHARES DE REAIS NO ONIBUS, PARA FINS DE CONTRABANDO E ATRAEM LADRÕES, POIS SEU DINHEIRO NÃO É DECLARADO, NÃO PASSA POR BANCO, POIS TRATA-SE DE DINHEIRO SUJO SEM PAGAMENTO DE QUALQUER IMPOSTO.