domingo, 15 de maio de 2011

Por que estais ansiosos?

A humanidade vive um período bastante complexo, de transformações repentinas e abruptas. Nesse contexto, o grande mal que podemos identificar com certeza é a ansiedade, geradora da doença do Século: a depressão.

No dicionário Michaellis da língua portuguesa encontramos uma ampla definição do vocábulo ansiedade: 1. Aflição, angústia, ânsia. 2. Atitude emotiva concernente ao futuro e que se caracteriza por alternativas de medo e esperança; medo vago adquirido especialmente por generalização de estímulos. 3. Desejo ardente ou veemente. 4. Impaciência, insofrimento, sofreguidão.

Nota-se que é a definição mais precisa do que grande parte de nós sofremos hoje.

Somos estimulados a cumprir metas e vencer desafios. As transformações nos impelem a atualizações constantes, que se reflete em verdadeiras “reengenharias” de cada profissional. Os costumes, a comunicação, os produtos evoluem de maneira tal que tudo isso gera constante e profunda necessidade de se “estar Ligado”.

O efeito colateral desse verdadeiro “furacão” é uma latente insegurança:

Será que vou conseguir passar no vestibular?

Será que minha profissão tem futuro?

Será que minha saúde aguentará?

É possível viver nessa cidade, com insegurança de todas as formas?

Essas são algumas perguntas que diuturnamente nos vêm à mente. Medos e angústias surgem, não há como fugir disso. No entanto passamos por tais situações que, na verdade, refletem um mau funcionamento da “máquina chamada homem” porque nos esquecemos de consultar o seu “manual”: a Bíblia Sagrada.

A pergunta do título deste texto não está se referindo às causas da ansiedade, mas sim, indaga se somos capazes de prever o amanhã. Se a consultássemos, saberíamos que o amanhã não nos pertence (PV. 27:1; Mt. 6:34).

Mais do que isso: saberíamos que tem Alguém que é responsável pelos nossos resultados, desde que lancemos sobre Ele todas as nossas ansiedades (1Pd. 5:7).

Quando entendemos o Senhorio de Cristo sobre as nossas vidas, podemos abrir os nossos olhos para compreender o que significa esperança: a certeza de que Ele “tem cuidado de nós” – quer dizer, continuará cuidando.

Se nos entregarmos a Cristo – porque Ele nos convidada a dar esse passo – essa batalha já não é mais nossa: pertence a Deus. E Ele nos afirma, com todas as letras: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, serei exaltado entre as nações (Sl. 40:10).

Ev.  Dr. Mateus de Toledo - 1ª IPR de Maringá

Nenhum comentário: