quinta-feira, 16 de junho de 2011

Gêmeas siamesas de Minas Gerais não poderão ser separadas, dizem médicos

  • Gêmeas siamesas nascidas em Timóteo (MG) têm um só coração e não podem ser separadas Gêmeas siamesas nascidas em Timóteo (MG) têm um só coração e não podem ser separadas
A equipe médica da Santa Casa de Belo Horizonte (MG) informou na tarde desta quinta-feira (16) que as gêmeas siamesas Vitória e Viviane, internadas no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) infantil da unidade desde sábado (11), têm apenas um coração e, por isso, não poderão ser separadas.
As meninas nasceram no dia 9 de junho, em Timóteo (216 km da capital). Elas travam uma luta pela vida, pois são portadoras de uma cardiopatia congênita complexa.
Segundo boletim do hospital, as recém-nascidas foram submetidas a vários exames laboratoriais e de imagens. De acordo com equipe médica, um coração normal tem dois átrios e dois ventrículos, que não se comunicam. Além disso, o órgão apresenta duas válvulas átrio-ventriculares, uma artéria pulmonar e uma artéria aorta, envolto por uma membrana (pericárdio).
Os pais das gêmeas estão em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, cidade onde moram. Eles ainda não sabem da impossibilidade de separação das filhas. O pai, Renato Bragança, 26, e a mãe, uma adolescente de 17 anos, pretendem viajar para a Belo Horizonte na próxima semana.
Eles dizem estar ansiosos para ver as filhas. “A mãe ainda não viu a carinha das meninas, porque elas foram transferidas para Belo Horizonte. Ela continua em repouso depois da cesariana e está muito triste”, afirmou o pai.
O pintor reclama da falta de detalhes nas notícias que a equipe médica dá sobre as gêmeas.  Segundo Bragança, a última vez que ligou para a Santa Casa, na noite de quarta-feira (15), foi informado apenas sobre o quadro estável das meninas e que elas passariam por um tomografia.
As meninas nasceram no Hospital e Maternidade Vital Brazil São Camilo, em Timóteo. A mãe das crianças não sabia que estava esperando siamesas. O hospital afirma que a adolescente chegou ao atendimento sem os exames básicos de pré-natal e sem ter feito ultrassonografia durante o acompanhamento pelo no Posto do São Domingos, em Fabriciano.
A Secretaria de Saúde dessa cidade informou que o exame foi solicitado, mas a gestante não seguiu os encaminhamentos para a realização do exame.UOL

Nenhum comentário: