terça-feira, 29 de maio de 2012



Dois Vizinhos fica a 1.500 km da região onde ocorreu o tremor.
Ninguém ficou ferido; especialista diz que reflexo do terremoto é natural.







Os moradores de Dois Vizinhos, município do sudoeste do Paraná, sentiram na madrugada desta segunda-feira (28), por volta das 2h, a terra tremer. A fotógrafa Maria Perin contou que percebeu que as portas do guarda-roupa se mexiam sozinhas. Susto também para os moradores de um prédio com doze apartamentos. Alguns correram para as sacadas.
O diretor do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Renato Eugênio de Lima, explicou que o tremor na cidade pode ser reflexo do abalo sísmico ocorrido na província de Santiago Del Estero, no norte da Argentina, a quase 1.500 quilômetros de Dois Vizinhos. “Nós recebemos várias ligações de pessoas querendo saber o que ocorreu. O tremor é reflexo do abalo ocorrido nas Cordilheiras dos Andes, na borda da placa tectônica”, explicou o professor.Ainda de acordo com Lima, mesmo que o estado esteja em uma região mais estável não significa que não possa registrar nenhum tipo de tremor. “Não são de muita frequência, mas ocorrem de tempo em tempo tremores no Paraná, Santa Catarina e São Paulo”, acrescentou.

A Defesa Civil de Dois Vizinhos não recebeu nenhuma reclamação de danos causados pelo tremor, apenas registros de moradores.

Um comunicado emitido pela Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional informou que a rede sismográfica da usina indicou que o tremor na Argentina foi de 6,7 na Escala Richter e que liberou energia equivalente a 168.300 toneladas de TNT ou o mesmo que oito bombas de Hiroshima. Não houve registro de danos. Segundo o Painel Global de Monitoramento da Terra em Tempo Real, apesar da intensidade do abalo, a profundidade favoreceu a dissipação da energia antes da chegada à superfície.G1

Nenhum comentário: