sexta-feira, 11 de maio de 2012

Avião é transportado pelas ruas de SP durante a madrugada



Quem passou pelas ruas da Zona Sul de São Paulo na madrugada desta sexta-feira (11) viu um avião ser transportado pelas vias da capital paulista. Um Boeing 737 da extinta companhia aérea Vasp saiu do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, com destino a Araraquara, no interior do estado.
Na cidade, o avião será atração em um sítio de lazer do piloto de avião Ednei Capistrano, que arrematou o avião em um leilão realizado em fevereiro na capital paulista.
A estrutura principal do avião foi carregada por um caminhão – uma imagem que assustou muitas pessoas que passavam pelas ruas. O Boeing saiu em partes do aeroporto de Congonhas. Foi feita uma operação especial, com escolta da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para dar passagem à fuselagem de 25 toneladas.
A velocidade média do caminhão que carregava o avião foi de 30 km/h – nesse ritmo, a viagem até o interior só será concluída no sábado (12). O comboi atravessou as zonas Sul e Oeste de São Paulo e parou em um posto na Rodovia dos Bandeirantes, de onde seguirá viagem nesta noite.O avião voou pela última vez em 2005. Ele terá que ser montado novamente quando chegar a Araraquara. Toda a operação de desmontagem, transporte e montagem vai custar o dobro do preço pago pelo avião.
"Este é o último avião da Vasp que sai inteiro de Congonhas", disse Capistrano, que trabalhou pessoalmente na desmontagem das máquinas. O piloto diz que pagou R$ 133 mil pela aeronave. A ideia é transformar a aeronave antiga em uma área de eventos aberta para quem se interessar em alugar o espaço para festas e recreação de crianças. O avião ficará em uma chácara, localizada entre Araraquara e o distrito de Bueno de Andrada.
Segundo informações do Conselho Nacional de Justiça, tanto o avião que foi leiloado inteiro que já foram desmontados e viraram sucata estão parados no Aeroporto de Congonhas desde a decretação da falência da empresa, em 2008.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), a área da extinta Vasp ocupa 7% da área útil de Congonhas.G1

Nenhum comentário: