sábado, 4 de dezembro de 2010

Lombadas eletrônicas tentarão reduzir acidentes na PR-323 -


A PR-323, que é alvo de uma campanha para melhorar a segurança e, consquentemente, reduzir a quantidade de acidentes, vai ganhar Redutores Eletrônicos de Velocidade (REV), popularmente conhecidos como lombadas eletrônicas, em dois trechos próximos a Cianorte (a 93 quilômetros de Maringá).
O Departamento de Estradas de Rodagens (DER) do Paraná já autorizou a compra e implantação de um REV na região do All Shopping. O segundo aparelho será adquirido pela prefeitura de Cinorte para ser instalado próximo ao trevo de acesso ao distrito de São Lourenço, local onde tem ocorrido acidentes com mortes.
"Como sabemos que o trecho que liga Jussara à entrada para São Lourenço precisaria de duas lombadas eletrônicas, nos dispusemos a adquirir mais um equipamento, aumentando a segurança dos usuários da rodovia", afirmou o prefeito Edno Guimarães (PMDB).
O aparelho custeado pelo DER já foi licitado e deve ser implantado na região nos próximos dias. Técnicos do DER estudarão o local mais adequado para o redutor, que deve ter como limite máximo de velocidade 60 quilômetros por hora.
O superintendente regional do DER e presidente da Associação dos Engenheiros do DER, Otávio José Silveira da Rocha, defendeu o uso do equipamento. "Eles não são agressivos como as lombadas convencionais (físicas) e não causam danos aos carros. Apenas registram que um veículo não respeitou a velocidade máxima determinada, garantindo o fluxo de carros em velocidade adequada e segura, sem trazer danos aos outros".
Dados mostram que, em dois anos, o volume médio diário de veículos que trafegam pela PR 323 cresceu em cerca de 9 mil, passando de 16 mil para 27 mil veículos por dia. As estatísticas de acidentes e mortes registradas neste mesmo período acompanharam o aumento do fluxo. Só em 2010, 44 pessoas já morreram nesta rodovia.Luiz de Carvalho

Nenhum comentário: