quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sem retirada de tumor, vice José de Alencar passa pelo pior momento

da Folha.com
Depois de quase três horas de cirurgia, os médicos desistiram de retirar o tumor que provoca a hemorragia digestiva grave no vice-presidente José Alencar.

Segundo o médico Raul Cutait, a operação sofrida pelo vice-presidente no mês passado impediu que os médicos chegassem ao tumor.
“É o momento mais difícil pelo qual ele está passando, porque a doença começa a ficar mais agressiva e as possibilidades de tratamento mais cerceadas. Embora todos continuem lutando com extremo envolvimento, a gente percebe que a situação não está mais tão tranquila”, disse o médico.
Cutait afirmou que o melhor neste momento é esperar o sangramento parar. Ele está internado na UTI.

“Ele foi operado há um mês e quando isso acontece as aderências dentro da cavidade abdominal são muito intensas. Elas impediram que a gente entrasse e chegasse ao tumor, que é o que nos parece que causa esse sangramento”, explicou o médico.
Alencar foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta quarta-feira (22), seis dias após ter recebido alta.
Cutait afirmou, que por conta do fracasso de hoje e da outra operação, Alencar não deve passar por uma nova cirurgia nos próximos meses.
De acordo com boletim do hospital, o paciente encontra-se em estado crítico, porém estável.
“O vice-presidente, desde ontem, apresentou sangramento extremamente intenso e grave. Percebemos que havia dificuldade desse sangramento se estancar espontaneamente. Ficamos em uma encruzilhada, entre aguardar que cessasse o sangramento ou então tentar heroicamente realizar uma nova cirurgia”, disse o médico.
Antes da cirurgia, ele passou por transfusões de sangue.
Há dois dias, Alencar também esteve no hospital para transfusões.
De acordo com o médico, o sangramento começou na noite de ontem.
A mulher do vice, Mariza Campos Gomes da Silva, está no hospital.
O vice combate um câncer na região do abdome há mais de 15 anos. Com a de hoje, já passou por 17 cirurgias.
No último dia 27, Alencar foi operado para desobstruir o intestino. A cirurgia durou cinco horas e resultou na extração de dois nódulos e 20 centímetros de seu intestino delgado.
No final do procedimento, ele chegou a sofrer uma arritmia cardíaca, que foi revertida.

Nenhum comentário: