quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vereador e outros quatro homens são presos em operação contra pedofilia


Cinco pessoas acusadas de pedofilia – entre eles, um vereador - foram presos na região de Campo Mourão (a 101 km de Maringá). No total, 32 vítimas com idades de cinco a 12 anos foram identificadas. As investigações se concentraram nos municípios de Nova Cantu (a 168 km de Maringá) e Altamira do Paraná (a 189 km de Maringá). Três outros indiciados poderão ser presos.
Durante três meses de investigação, descobriu-se que os criminosos atraíam as crianças, muito pobres, com promessas de dinheiro, doces, e brinquedos. O nome da operação foi dado em alusão ao bom velhinho, já que os criminosos atraíam as crianças com doces e brinquedos.
As investigações foram conduzidas pelo delegado-chefe da 16ª Subdivisão Policial (SDP) de Campo Mourão, José Aparecido Jacovós,e o delegado Ernandes Cezar Alves.
Além do vereador de Altamira José Rodrigues de Assis (vulgo Zé Calixto, autor de crimes contra três crianças, preso no dia 16), estão presos Vitório Vand Haandel (vulgo Zé Capeta, autor de crime contra uma criança de seis anos, morador em Nova Cantu), Alexandre Borges (vulgo Neguinho Gaguinho, autor de crimes contra uma criança de nove anos, morador de Altamira Paraná), Clerio Teodoro (vulgo "Gabriel", autor de crimes contra 15 crianças), e Eulisclaudio Frao Silva (vulgo Nenê Borracheiro, autor de crimes contra quatro crianças, morador em Altamira).
"À medida que a operação foi se desenvolvida, os criminosos foram sendo presos", afirma o delegado Jacovós.
Salomão Moreira Patinho, morador em Nova Cantu e autor crimes contra uma criança de cinco anos, está foragido.
Além deles, dois estão com pedidos de prisão - Manoel Pacheco Romim, vulgo Mané Cabelereiro, morador em Altamira, autor de crimes contra uma criança; José Amaro, vulgo Zé Amaro, autor de crimes contra seis crianças, morador de Nova Cantu.
Os criminosos foram enquadrados no crime do art. 217-A do Código Penal, com pena de até 15 anos de prisão, para cada crime cometido.
"Para cada vítima, a pena pode ser de 15 anos, dependendo da quantidade da crimes comprovados", diz Jacovós. As crianças vítimas dos pedófilos passaram por exames psicológicos e do Instituto Médico-Legal (IML).Larissa Ayumi Sato

Nenhum comentário: