sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

1ª colocada do vestibular da UEM tem 16 anos

O primeiro lugar geral do Vestibular de Verão 2011 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi conquistado pela estudante Brenda Souza de Oliveira Reis, de 16 anos. A menina acabou de concluir o ensino médio.
A mais nova caloura do curso de Medicina - o mais concorrido de vestibular, com 137,6 candidatos por vaga - somou 551 pontos nas provas. A pontuação do segundo colocado foi 536,5.

Divulgacao/Colégio Bionatus
Brenda ao lado das irmãs gêmeas e amigas que também farão Medicina

A adolescente mora em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e foi a quinta colocada no Processo de Avaliação Seriada (PAS).
"Estou inacreditavelmente feliz. Não esperava", diz Brenda. A estudante, que sonha em ser médica desde a 5ª série do Ensino Fundamental,  deve optar por se matricular na vaga do vestibular convencional. "Uma amiga minha também passou em Medicina aqui, junto com a irmã gêmea dela, que ficou em 9º. Se eu sair, ela entra, e faz faculdade junto com a irmã", comenta.
Brenda conheceu a UEM em 2009, quando estava no 1º ano do Ensino Médio, e ficou sabendo que duas meninas do colégio em que estudava passaram no vestibular. "Fui pesquisar e vi que o PAS estava aberto. Fiz a inscrição, vim conhecer a cidade e me apaixonei, pois Maringá é maravilhosa, tem muitas opções".
Além das três etapas do PAS e do vestibular de verão 2011, a garota ainda prestou um vestibular como treineira em 2010 e a prova de inverno 2011. "Estudo desde o 1º ano para Maringá. Apostei praticamente só aqui. Eu não prestei várias faculdades, apenas algumas da minha região, como a Universidade Anhanguera Uniderp, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Maringá", afirma.
A dica dela para passar em medicina? "Focar em uma coisa só. Eu sempre estava pensando, sempre insistindo. Na minha opinião, o importante é ter foco. Decidir em que você quer e seguir em frente".
A estudante deve vir a Maringá cerca de três semanas antes do início das aulas, para definir onde vai morar e conhecer melhor a cidade. Brenda já escolheu a especialidade médica em que pretende atuar: pediatria.
Vai ter que se decidir
Na tarde desta sexta-feira (13), Brenda também teve outra ótima notícia: passou em Medicina no vestibular da UFGD. Agora terá que optar entre estudar na UEM (que tem o melhor curso de Medicina do País) ou ficar no Estado natal e estudar em uma federal de Dourados-MS.O Diario

Nenhum comentário: