quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ipem interdita 8 bombas de combustíveis em Maringá

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) encontrou irregularidades e interditou oito bombas de postos de combustíveis de Maringá. A vistoria, feita desde o dia 2 de janeiro, mostrou que, em alguns estabelecimentos, o consumidor levava menor quantidade do produto do que o valor informado na bomba. Nesse período, foram fiscalizadas 300 bombas. O número de postos onde as fraudes foram encontradas será divulgado na tarde desta quarta-feira (11).O maior índice de adulteração na vazão de combustível encontrado foi 0,8%, informou o Ipem. Com esse índice, o consumidor que enche um tanque com capacidade para 40 litros tem desfalque de 320 ml. A legislação federal admite tolerância de 0,5%.

Além da baixa vazão do combustível, o instituto encontrou irregularidades no eliminador de ar e gás do tanque onde o combustível é armazenado no posto e no bico das bombas.

"Quando a fraude é encontrada, o Ipem interdita o aparelho até que um mecânico credenciado pelo instituto seja acionado pelo dono do posto para romper o lacre e fazer a manutenção da bomba. O instituto também lavra um auto de infração e envia o documento ao autuado", conta o gerente regional do Ipem, Michel Ravazi.


Douglas Marçal
O Ipem encontrou adulteração na vazão de combustível e irregularidades no eliminador de ar e gás do tanque


Os empresários podem apresentar defesa. A legislação prevê advertência, multa, interdição, apreensão e inutilização dos equipamentos. A multa aplicada aos responsáveis pela fraude nas bombas pode chegar a R$ 1,5 milhão e em caso de reincidência o valor dobra.O Diario

Nenhum comentário: