domingo, 26 de setembro de 2010

Campo Mourão já contabiliza 2,3 mil casas danificadas pelo granizo; 6 ficaram feridos

A chuva, que começou por volta das 21h30 de sábado e durou cerca de cinco minutos, quebrou milhares de telhados, derrubou árvores, outdoores, danificou diversos veículos
Uma forte chuva de granizo na noite do último sábado (26), em Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do estado, pelo menos 2,3 mil residências e causou vários prejuízos na cidade. Seis pessoas ficaram feridas ao cair de telhados de residências.

A chuva, que começou por volta das 21h30 e durou cerca de cinco minutos, quebrou centenas de telhados, derrubou árvores, outdoores, danificou diversos veículos estacionados em avenidas e ruas, quebrou vidros de várias lojas e deixou parte da cidade sem energia elétrica por várias horas. Um velório teve de ser transferido, depois que o granizo entupiu as calhas e o peso da água fez o teto do estabelecimento desabar. Ninguém ficou ferido.
Uma hora após a chuva de granizo, o Corpo de Bombeiros já havia distribuído todo o estoque de lona da guarnição, cerca de 900 metros, e ainda centenas de moradores aguardavam ajuda em uma fila formada no interior da guarnição. “Pedimos ao Corpo de Bombeiros de Cianorte e Maringá para enviar mais lonas. O material deve chegar nas próximas horas”, disse o cabo do Corpo de Bombeiros, Davi Oswaldo Fischer.

A chuva continua na cidade, o que prejudica o levantamento do Corpo de Bombeiros de quantas residências necessitam de lonas e telhas.
Prejuízos
O pedreiro Emílio Ferreira dos Santos, que teve todo telhado de sua residência quebrado pelas pedras de granizo, não acreditava no que tinha acontecido. “Foram três minutos de pânico. Escondi os três filhos e o cachorro debaixo da mesa. As pedras eram enormes e poderiam machucá-los”.
Após o temporal, o aposentado Antônio Bueno, de 56 anos, tentava encontrar parte da tela da antena parabólica, destruída pela chuva de granizo. “Graças a Deus as pedras de granizo não feriram ninguém”, comentou.
A professora aposentada, Maria Rute dos Santos, de 59 anos, teve de limpar a casa e contabilizar os prejuízos. As pedras de granizo danificaram a máquina de lavar roupa e um balde. “Primeira vez na vida que vejo uma chuva de granizo tão forte”, comentou.
Além de atender milhares de chamadas de moradores que tiveram as residências danificadas pela chuva de granizo, o Corpo de Bombeiros socorreu pelo menos seis pessoas que ficaram feridas ao tentar consertar a residência e cair do telhado. Um homem, de 48 anos, teve ferimentos nas duas pernas após a sua residência desabar. Durante o temporal, ele teria tentado escorar a casa com pedaços de madeira quando toda a estrutura caiu. O homem foi socorrido e encaminhado à Central Hospitalar de Campo Mourão.
Gazeta do Povo

Nenhum comentário: