terça-feira, 11 de outubro de 2011

Garçom tenta pagar conta com saco de 10 kg de moedas e causa confusão em lotérica de Maringá

O pagamento de um boleto em uma casa lotérica de Maringá terminou em confusão e levou os envolvidos para a delegacia na última quinta-feira (6). O caso começou quando um garçom tentou quitar o documento de R$ 357 apenas com moedas.
Segundo a polícia, o garçom Diego Reis Kruke, de 23 anos, morador do Residencial Quebec em Maringá, foi ao plantão da 9ª Subdivisão Policial (SDP) para relatar que esteve na lotérica Milhões da Sorte, na Avenida Kakogawa, no Parque das Grevíleas para pagar um boleto bancário da motocicleta dele. A atendente de caixa quitou e, na hora que Kruke foi pagar em moedas, a funcionária chamou a gerente, que se recusou receber as moedas alegando que o comércio não é obrigado a receber pagamento com mais de cem moedas. A gerente acusou o garçom de agir de má-fé.
Conforme Kruke, que junta as gorjetas que ganha como garçom para pagar as prestações do veículo, como os bancos estão em greve, o pagamento da prestação só poderia ser feito em lotérica. A gerente Cleide Castilho, de 39 anos, foi chamada e a polícia pediu cópia da lei, que é a 8697/27-8-93, artigo 9º, promulgada pelo Senado, que diz que "ninguém será obrigado a receber, em qualquer pagamento, moeda metálica em montante superior a 100 vezes o respectivo valor da face.
No entanto, a gerente explicou que a acompanhante do garçom não permitiu que o saco de moedas fosse levado para dentro da lotérica para ser contado – havia R$ 357 em moedas de cinco, dez e 25 centavos de real. A negativa de receber o boleto foi devido ao fato de a acompanhante do garçom não querer permitir que os funcionários da lotérica entrassem com o saco de moedas para a contagem. O garçom estaria filmando e debochando, já esperando que fosse acabar em confusão. Kruke se recusou a levar o boleto embora depois que foi estornado.
A reportagem entrou em contato com o garçom, que não quis se pronunciar antes de conversar com o advogado. A gerente, por sua vez, que não pode se manifestar sem contatar o proprietário da lotérica, o que deve acontecer somente na quinta-feira (13).
As informações foram colhidas dos depoimentos prestados pelos envolvidos na 9ª SDP.
Considerando que o saco contivesse apenas moedas de 25 centavos, seriam quase 1.500 moedas, com peso de 7,55g cada moeda, o total seria de mais de 10 kg de metal.O Diario

Nenhum comentário: