terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desfile da Independência será formado por 19 alas

Dezenove alas formam o desfile cívico-militar que será realizado nesta terça-feira (7), a partir das 9h, na Avenida XV de Novembro, em frente à Prefeitura de Maringá. A Secretaria Municipal da Cultura organiza o evento comemorativo ao Dia da Independência do Brasil, que será aberto com o hasteamento das bandeiras pelo prefeito Silvio Barros (PP), entre outras autoridades. A expectativa é que 20 mil pessoas prestigiem a parada.

Para a secretária municipal da Cultura, Flor Duarte, o desfile será "bonito e com teor cívico". "É uma data para revitalizarmos os símbolos da Pátria. Com a união do civismo e da pós-modernidade, o amor ao Brasil ficou desvalorizado, mas precisamos chamar a atenção desta nova geração para prestar mais atenção ao Brasil, que somos todos nós", afirma.
Segundo ela, a preparação do evento de 7 de Setembro começou a se intensificar após 10 de maio, quando foi realizada a parada temática pelo 63º aniversário de emancipação de Maringá, que teve como enfoque a literatura infantil, com a obra de Maria Clara Machado. "Neste desfile cívico-militar não faremos nada temático, mas nos preocupamos em enaltecer o amor ao País."
Participam do desfile Guarda Municipal, Ala Militar do Tiro de Guerra, 4º Batalhão da Polícia Militar, 4ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual e 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Os convidados são: Grupo Fogança; Os Desbravadores e aventureiros da Igreja Adventista, Força Mirim, Centro Cultural Jhamayka; Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Grupo Folclórico Peruano; Associação Chiulin Tau; Grupo Folclórico Grunne Stadt; Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI); Grupo de Escoteiros Verde Canção; Grupo de Escoteiros Novo Horizonte; Colégio Estadual João Faria de Pioli e Banda de Metais Branca da Motta; Legião da Boa Vontade; ONG Anjos dos Animais; Centro de Tradições Gaúchas (CTG); Clube dos Carros Antigos e Clube dos Gaioleiros e Jipeiros.
Banda de metais
Ontem à tarde, alunos do Colégio Estadual João Faria de Pioli realizaram o último ensaio antes da apresentação de Sete de Setembro em Maringá. O repertório inclui, entre outras músicas, o tema do filme 007, que será executado pelas bandas de metais e percussão, totalizando 40 estudantes.
Empolgada, a aluna do terceiro ano do ensino médio Maria Victória da Souza Seule, 16 anos, preparava seu instrumento para tocar com os colegas. "Toco há seis anos e adoro. Agora estou com a trompa, mas já aprendi vários instrumentos e sempre me animo bastante para os desfiles da Independência", conta.
O maestro da banda de metais, Graviani Moraes, explica que o grupo é formado por cerca de 100 crianças e adolescentes, integrantes da Associação Cultural Dança de Música Branca da Mota Fernandes, fundada em 1999 a fim de manter o trabalho de educação musical realizado pelo colégio.
Previsão é de chuva
O Simepar, o Climatempo e o Cptec/Inpe preveem chuva durante o desfile. Segundo os institutos de meteorologia, o feriado amanhecerá com chuva moderada em Maringá.
Conforme o Cptec/Inpe, há 80% de possibilidade de chuva pela manhã. Já o Climatempo prevê até 4 mm de precipitação.
Glaucia Nielsen

Nenhum comentário: