quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cemitérios de Maringá devem receber cerca de 350 mil pessoas

No Cemitério Municipal, as obras de reformas e limpeza das sepulturas podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (29)

Cerca de 350 mil pessoas devem visitar os cemitérios de Maringá até a próxima terça-feira (2), quando será celebrado o Dia de Finados. O maior movimento será no Cemitério Municipal, onde a administração do local espera receber a visita de 300 mil pessoas. No Cemitério Parque, a expectativa é de que 50 mil passem pelo pelos próximos dias no local, onde cinco mil pessoas estão sepultadas.
No Cemitério Municipal, as obras de reformas e limpeza das sepulturas podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (29). Já a pintura pode ser feita até sábado (30), e os demais serviços, incluindo polimento, instalação de placas e limpeza, podem ser concluídos no domingo (31).
 O recolhimento de materiais recicláveis – borra de velas derretidas, por exemplo – somente será permitido após o encerramento do expediente nos dias 1º e 2 de novembro, depois das 19 horas.
No dia de Finados, as visitas estarão liberadas a partir das 7 horas. A administração do cemitério também preparou para este dia a celebração de cultos, durante todo o dia (veja ao lado).
Localização dos túmulos
O site da Prefeitura de Maringá oferece um serviço de consulta à localização aos túmulos de 60 mil pessoas sepultadas no Cemitério Municipal. O usuário deve entrar no site da prefeitura clicar no menu Serviços e selecionar as opções Serviços OnLine - Cemitério.
A busca pelas sepulturas pode ser feita mediante a informação do nome do falecido, data de falecimento e dados sobre a sepultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Cemitério Municipal 44 3901-1769. Já no Cemitério Parque, as informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3265 3553
Plantão durante Finados Durante o próximo final de semana e no Dia de Finados várias secretarias municipais estarão trabalhando no Cemitério. Para garantir que o trânsito da região flua conforme o esperado, agentes da Secretaria de Transportes (Setran), trabalharão no entorno do cemitério.
A Secretaria de Saúde promoverá a campanha “Finados Sem Dengue”, com equipes de agentes da Vigilância Ambiental orientando os visitantes a evitarem os riscos de deixar água parada em vasos e outros objetos que favoreçam a proliferação do mosquito da dengue.
Fiscais da Secretaria Municipal de Controle Urbano e Obras Públicas também farão a verificação das condições de funcionamento do comércio ambulante.As áreas públicas liberadas para o comércio ambulante são a calçada da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira – ao lado do Cemitério; a Rua Vereador Primo Monteschio – no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Praça de Todos os Santos – e toda a extensão da rua Mem de Sá, respeitando o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 3, visando facilitar o acesso de pedestres.
Já a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai combater o trabalho infantil no Cemitério Municipal, por meio do projeto “Abandonando Velas”, realizado em parceria com o PETI, CREAS, Conselhos Tutelares, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público da Infância e Juventude, que proíbe qualquer trabalho a menores. Gazeta doPovo

Nenhum comentário: