quarta-feira, 27 de outubro de 2010

IBGE projeta 354 mil moradores em Maringá

Dona Lara foi ao cine plaza responder o censo 2010
Uma projeção feita em cima dos domicílios fechados e não recenseados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz um dado já esperado desde que o Censo 2010 foi iniciado em Maringá: somos mais de 354 mil habitantes.

Ontem à tarde, o site oficial do censo (www.censo2010. ibge.gov.br) apontava a contagem de 348.145 moradores, com base no recenseamento em 113,8 mil domicílios. Mas os números seriam atualizados hoje, com base nas quase duas mil entrevistas enviadas para o escritório do IBGE no Rio de Janeiro, que centraliza a recepção de dados. De acordo com o número médio de moradores por domicílio em Maringá (3,06), a cidade deve atingir 354.265 pessoas, conforme a projeção.

Contagem total

A coleta de dados pelos recenseadores, casa a casa, já foi encerrada. Para a coordenadora de Subárea do Censo em Maringá, Sônia Calixto Gomes, o que mais importa agora não é a contagem da população, mas que os moradores de Maringá que não foram entrevistados procurem o escritório do IBGE para participar da pesquisa.

"Trata-se do retrato mais fiel da população brasileira e queremos que ninguém fique de fora", insiste.

Ontem à tarde, consciente do seu papel como cidadã, a cozinheira Iara Alves dos Anjos, 59 anos, foi até o Cine Plaza, na Travessa Guilherme de Almeida, onde está lotada a equipe do censo maringaense, para responder ao questionário.

"Eu vi pela televisão que estavam aguardando quem ainda não tinha recebido um recenseador e resolvi vir atrás, porque nunca estou em casa, sei que devem ter tentado várias vezes", comenta. Iara conta que não queria ficar de fora do Censo 2010. "Me sentiria excluída."

O Diario

Nenhum comentário: