domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma terá maioria para governar o país

por Paulo Henrique Amorim, via Conversa Afiada

A presidente Dilma Rousseff e o presidente Lula construíram uma coalização política poderosa.



Maioria no Senado.


Maioria da Câmara.


Maioria dos governadores.


Além de fazer o sucessor, Lula teceu, ponto por ponto, a aliança com o PMDB e os partidos da esquerda para formar esse conjunto político que pode mudar o Brasil significativamente.


Não só manter controle do pré-sal e da Petrobrás (a maior vitória de Lula!).


Não só uma Ley de Medios e a democratização da informação.


Uma reforma tributária.


Uma reforma política.


Além de montar os mecanismos que aprofundem a educação dos mais pobres .


Dilma pode fazer o Brasil seguir mudando.


Sem o gerundio, pode fazer, sim, uma mudança profunda.


Poucos presidente desfrutaram de uma coalização tão ampla.


É um patrimônio político respeitável.

Richa não fará oposição ao governo Dilma


Do Blog Política em Debate

Na primeira entrevista após o segundo turno da eleição presidencial, o governador eleito, Beto Richa (PSDB), afirmou que não fará oposição ao governo Dilma Rousseff (PT). Segundo ele, esse papel é dos parlamentares do partido, no Congresso Nacional. “Não faço oposição. Meu partido faz oposição no Congresso Nacional, que o local adequado para esse tipo de posicionamento. Papel do Executivo é governar e buscar parcerias com outras esferas de governo”, justificou o tucano.
Richa comemorou o bom resultado no Paraná, onde José Serra bateu Dilma com 55% a 44%. “É um bom número. nós conseguimos mais que dobrar a votação do primeiro para o segundo turno. Fico agradecido aos paranaenses”, disse ele, que afirmou ter feito sua parte trabalhando por Serra.
Em relação à derrota, Richa avaliou que faltou objetividade à campanha. “A sociedade brasileira não entendeu bem as propostas do Serra. Sabíamos que seria uma campanha muito difícil diante da popularidade do Lula”, admitiu.

DILMA É ELEITA 1º MULHER PRESIDENTE DO PAÍS







A candidata do PT, Dilma Rousseff, venceu a disputa pela Presidência da República, sendo eleita a primeira mulher presidente do Brasil. A petista derrotou o adversário José Serra (PSDB) no segundo turno das eleições, neste domingo (31), de acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Conheça a trajetória da 1ª mulher eleita presidente do Brasil

Aos 62 anos, a mineira chega à Presidência após ser escolhida por Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo; isso depois de ter enfrentado a ditadura militar, comandado o principal ministério do governo Lula (a Casa Civil); vencido um câncer no sistema linfático e se tornado avó pela primeira vez, ainda no primeiro turno das eleições.Até então desconhecida pelo eleitorado, pois nunca havia disputado uma eleição, Dilma passou a liderar a corrida pela sucessão presidencial no final do primeiro semestre deste ano, sendo beneficiada pela aprovação recorde do governo atual. Após oito anos na Presidência, Lula deixa o governo no fim do ano com índices de aprovação superiores a 80%.

Disputa
Antes de sair vitoriosa das urnas, Dilma enfrentou uma das campanhas mais agressivas da história. Se, no primeiro turno, o debate de propostas já havia sido sobreposto por discussões eleitorais, no segundo, os ânimos ficaram mais acirrados.
Os boatos de que a candidata do PT era favorável ao aborto, difundidos na internet e alimentados em cerimônias religiosas, marcaram a reta final da eleição, mas foram desmentidos pela petista. A discussão, porém, gerou uma série de troca de acusações entre Serra e Dilma, que atribuiu os rumores à tentativa do tucano de alimentar a divisão religiosa no Brasil.
Além da discussão em torno de temas polêmicos, a disputa pela Presidência foi marcada pelo surgimento de escândalos. Em um dos casos, Serra foi surpreendido pela denúncia de que o engenheiro Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, teria fugido com R$ 4 milhões da campanha tucana. O caso foi chamado de factoide por Serra e negado pelo engenheiro.
Em outro momento da campanha, imperou a troca de acusações em torno dos dossiês contra Serra supostamente montados por integrantes da campanha petista – informação sempre negada pelo PT, que passou a ser investigada pela Polícia Federal. Um dos envolvidos no esquema, o jornalista Amaury Junior, disse que decidiu investigar os tucanos, em 2008, após saber que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também era alvo de uma investigação clandestina. Na época, Aécio disputava com Serra a indicação do partido para concorrer à Presidência.
A saída da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, após suspeitas de tráfico de influência, também inflou os ataques do tucano contra a campanha de Dilma que, por sua vez, defendeu a investigação imediata do caso.
Na última semana da campanha, uma nova denúncia atingiu o governo de São Paulo, deixado por Serra em abril. Desta vez, o jornal Folha de S.Paulo revelou que os resultados de uma licitação para a construção de lotes da linha lilás do metrô, que passa pela zona sul da capital paulista, vazaram seis meses antes do anúncio oficial. Após a denúncia, o atual governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), ordenou a paralisação do processo de licitação. Serra, que era o governador na época em que a obra foi licitada, defendeu a investigação de um possível acordo entre as construtoras.
Apesar da disputa acirrada e agressiva, Dilma chega ao Palácio do Planalto com ampla maioria no Senado e na Câmara Federal, e ainda tendo a maioria dos Estados governados por aliados. Ela, porém, terá pelo menos um grande desafio para enfrentar nos próximos quatro anos: a realização das reformas política e fiscal.  R7

92,53% das seções apuradas DILMA ELEITA COM 55,43 SERRA 44,57

DILMA A 1º PRESIDENTE MULHER DO BRASIL.

91,29% das seções apuradas DILMA 55,31 SERRA 44,69

90,23% das seções apuradas DILMA 55,22 SERRA 44,78

88,54% das seções apuradas DILMA 55,07 SERRA 44,93

86,76% das seções apuradas DILMA 54,88 DERRA 45,12

84,82 % DILMA 54,67 SERRA 45,33

82,79 % DILMA 54,46 SERRA 45,54

80,66 % DILMA 54,22 SERRA 45,78

78,34 DILMA 53,84 SERRA 46,16

75,84 % DILMA 53,56 SERRA 46,44

73% DAS URNAS DILMA 53,21 SERRA 46,79

Dilma tem 52,17% e Serra 47,83%, com 63,49% apurados DADOS OFICIAIS

Boca de urna mostra Dilma com 57% e Serra com 43%

Pesquisa de boca de urna do Ibope, segundo dados apurados pela Folha de S. Paulo neste domingo (31), mostra Dilma Rousseff (PT) com 57% dos votos válidos, contra 43% de José Serra (PSDB).

Os números disponíveis no site do jornal indicam a eleição da petista para a Presidência da República.
O resultado deve ser divulgado pela TV Globo e pelo Ibope a partir das 19 horas, quando termina a votação no Acre.
Mais informações em breve.

Acidente entre carro e carreta mata homem na PR-554 em Presidente Castelo Branco

Uma colisão frontal entre uma carreta e um veículo matou um homem na madrugada deste domingo (31) próximo a Presidente Castelo Branco (a 34km de Maringá).

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Tamboara, que atendeu a ocorrência, o acidente ocorreu por volta da 1h15h, próximo ao km 33 da PR-554, entre Presidente Castelo Branco e São Jorge do Ivaí (a 59km de Maringá). O automóvel Fiat Palio de cor cinza, de placas AGK 5868, e o motorista Ademir Sergio Carias, de 35 anos, morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Paranavaí.
O caminhão Scania T-113 de cor azul, de placas ICJ 1198, de Mucum (RS), com um semirreboque carregado com arroz, era conduzido por Éder Luciano Bergmann, de 32 anos, que nada sofreu.
  • Larissa Ayumi Sato
  • 'Tranquilo', diz deputado eleito Tiririca sobre possível teste de alfabetização

    O deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, votou por volta das 15h30 deste domingo (31) em uma universidade na Rua Vergueiro, na Zona Sul da capital paulista. Após votar, o humorista respondeu a apenas duas perguntas feitas pelos jornalistas que o aguardavam no local.
    O humorista disse que votou na candidata apoiada por seu partido, o PR. "Meu voto é com o partido, meu partido vota na Dilma, então eu voto na Dilma", disse. Sobre a possibilidade de realizar o teste para comprovar que é alfabetizado, o humorista fez apenas uma afirmação. "Tranquilo", disse.

    Nesta manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o humorista. "O Tiririca é a cara da sociedade. Acho uma cretinice o que estão tentando fazer com o Tiririca. Estão desrespeitando 1,5 milhão de pessoas que votaram nele. Então, que não deixassem ele ser candidato. Acho que tem de fazer prova é quem está pedindo para ele fazer prova", disse Lula

    Silvio diz que vereadores petistas votam contra a cidade

    Presidente do PT lembra que Maringá foi a cidade que mais recebeu dinheiro do governo Lula, mas os Barros preferiram se juntar à oposição

    O prefeito Silvio Barros (PP) criticou os vereadores Humberto Henrique e Mário Verri, ambos do Partido dos Trabalhadores, afirmando que eles atropelam os interesses da comunidade motivados por questões partidárias. O presidente do diretório municipal do PT, vereador Mário Verri, disse que Barros está pensando só nos interesses de sua família e tenta jogar a culpa nos vereadores da oposição.
    A crítica de Barros foi feita na manhã deste domingo, pouco depois de o prefeito votar em um colégio da cidade. Cercado por repórteres, ele, que fez campanha para o tucano José Serra, disse que Maringá não perderá no caso de vitória da petista Dilma Rousseff e que confia que a cidade continuará tendo "um atendimento naquilo que é justo".
    Porém, fez críticas a partidários da candidata. "Temos experiências práticas, concretas, de que a postura partidária de alguns correligionários de Dilma em Maringá não leva em consideração os interesses da comunidade e sim as questões partidárias". Segundo ele, "podem ser citados dezenas de exemplos onde se votou contra o interesse da população e isso é lastimável e muito perigoso".
    Barros citou o caso de uma feira que seria realizada na cidade pelo Sebrae, mas não aconteceu porque a Câmara de Vereadores não autorizou a prefeitura a repassar R$ 1,1 milhão para a promoção do evento.
    Informado pela imprensa sobre as críticas do prefeito aos vereadores da oposição, o presidente do PT, vereador Mário Verri, minutos depois contestou as afirmações, citando que "nós (vereadores do PT) votamos pelo que é melhor para a cidade". Segundo ele, "a mágoa do prefeito é que ele estava repassando R$ 1,1 milhões para o Sebrae e o Sebrae nunca pegou dinheiro de prefeitura para realizar seus eventos".
    Verri aproveitou para citar o fato de o partido de Barros, o PP, que faz parte da base do governo Lula, no Paraná ter apoiado o candidato do PSDB. Segundo ele, Maringá foi o município brasileiro que mais recebeu recursos do governo federal, mas os Barros só levaram em conta os interesses familiares e levaram o partido, no Paraná, para o grupo contrário ao governo. O Diario

    Presidente do TSE diz que novo presidente será conhecido até as 22h


    Do G1, em Brasília
    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, disse neste sábado (30) acreditar que será possível conhecer antes das 22h de domingo (31) o novo presidente do Brasil.
    Lewandowski afirmou que o país está “tranquilo” para a eleição e destacou que tropas federais foram requisitadas por 150 municípios para garantir a realização do pleito dentro da normalidade.
    A equipe de tecnologia do tribunal foi quem estimou o horário de 22h, mas o presidente acredita que o resultado sairá antes.
    “É claro que o nosso pessoal da Tecnologia da Informação trabalha com margem de segurança, mas acredito que teremos resultados mais definidos um pouco antes”, declarou.

    Neutra no segundo turno, Marina Silva vota em Rio Branco


    Do Portal Terra
    A senadora Marina Silva (PV-AC), terceira colocada no primeiro turno ao cargo de presidente da República, chegou em sua sessão eleitoral, na sede do Incra, em Rio Branco-AC, às 12h30, para votar.
    Tanto a candidata derrotada quanto seu partido declararam neutralidade no segundo turno no qual Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) disputam a Presidência da República.
    Após registrar seu voto, Marina se dirigiu ao hotel Imperador Galvez. Em seguida, ela se dirige ao aeroporto da cidade de onde embarcará em um voo para Brasília.

    QUEM SERÁ ????


    Francês sofre toque lateral, voa com o seu Audi A4 e sai ileso na Itália; veja vídeo


    O piloto francês Alexandre Premat saiu ileso após um acidente espetacular durante a décima etapa do Campeonato Alemão de Turismo (DTM), no circuito de Adria, na Itália.
    O acidente aconteceu ao final da primeira volta depois de o piloto da França levar um toque na lateral traseira em seu Audi A4 do piloto Maro Engel, da Mercedes. Premat saiu da pista e ao tocar na grama voou e viu o carro girar duas vezes antes de cair próximo ao muro. O francês deixou o veículo sem ajuda e foi atendido. Em seguida, foi levado ao centro médico do autódromo para exames.
    "Alex tem que estar bem orgulhoso dos carros que temos construído para a DTM. A segurança é nossa prioridade", afirmou o chefe da Audi Sport, Wolfgang Ullrich.
    Folha.Com

    Casal fica preso nas ferragens após atingido por caminhão


    Um casal de idosos ficou preso nas ferragens de um carro na tarde deste domingo no Contorno Sul, em Maringá, após ser abalroado por um caminhão Mercedes Benz. Foi necessário que o Corpo de Bombeiro serrasse o veículo para retirar as vítimas.
    O acidente aconteceu por volta das 15 horas no semáforo da esquina com a Rua Domingues Danhoni, no Jardim São Silvestre. Segundo testemunhas, o Monza em que estavam o aposentado Alécio Rissatto e sua mulher, Maria Rissato, dobrou à esquerda para tomar a Rua Domingues Danhoni, quando foi colhido na lateral pelo caminhão Mercedes Benz, de Cascavel, que trafegava pelo Contorno Sul no sentido Campo Mourão-Sarandi.
    O automóvel foi arremessado para fora da pista e como o choque foi lateral as portas não abriam, o que criou apavoramento das pessoas que tentavam retirar o casal do veículo. O medo era que, como escorria combustível, o automóvel pegasse fogo.
    Uma equipe do Siate, do Corpo de Bombeiros, retirou Aléssio e Maria das ferragens e encaminhou os dois para um dos hospitais da cidade. O motorista sofreu ferimentos diversos, mas seu caso não foi considerado grave, porém a mulher teve fratura na cabeça. Luiz de Carvalho

    Há 20 anos, Edson Lima faz diferença na coluna Dia a Dia - Parabéns da equipe BLOG DO ZEQUINHA

    Ele é dono de um estilo próprio, polêmico e irreverente. Simples e direto conquista seguidores em todas as mídias onde ele decide atuar. Seu texto (falado ou escrito) não envelhece e está longe do tom piegas que muitas vezes afeta os veteranos.

    Há 20 anos, o jornalista, colunista, radialista e blogueiro Edson Lima, 53, forma opinião e sai em defesa dos menos favorecidos, com a mesma indignação de quando começou a carreira, através da coluna Dia a Dia que assina em O Diário.

    Natural de Santa Mariana (a 175 quilômetros de Maringá), Lima chegou em Maringá com apenas seis anos. Ainda menino, Edson trazia na memória (e no coração) lembranças que o motivariam a se tornar um profissional da comunicação. "Meu pai (Menezes Lima) era radialista. Na minha cidade não tinha rádio e ele fazia a locução das notícias no coreto da praça", lembra Edson Lima.

    Desde que estreou na Rádio Difusora de Maringá, em 1987, ele tem se destacado entre os profissionais de renome por publicar e falar o que pensa, conectado com a maioria. O jornalista tem nas mãos os dois maiores trunfos que o diferenciam de outros articulistas: fontes fidedignas nas mais diversas classes sociais, incluindo as celebridades públicas, e a boa reputação.

    E, ao longo desses anos, uma coisa puxou a outra, já que confiança não se conquista da noite para o dia e uma boa imagem pode ser manchada com apenas um tropeço.

    Lima sempre atuou em mais de uma mídia. Em 1987 mantinha um programa na Difusora e, depois começou a assinar a coluna "Dia a Dia" no Jornal do Povo, ambos do mesmo dono, o empresário Ramires Pozza. Hoje, o Jornal do Povo pertence ao jornalista Verdelírio Barbosa. Não demorou muito e veio o convite para trabalhar em O Diário.


    "Conheci o Edson quando ele fazia a coluna no Jornal do Povo. Na época, ele já tinha um grande número de leitores. Depois de uma conversa com o Frank (Franklin Vieira da Silva, diretor-presidente do grupo) fui procurá-lo para dizer que O Diário tinha interesse em contratá-lo. Dias depois, ele procurou o Frank e a transferência foi imediata", conta o repórter policial Roberto Silva. O Diario


    PARABÉNS PELOS 20 ANOS DE COLUNA NO O DIARIO, SÓ FICA TODO ESSE TEMPO QUEM TEM MUITA COMPETÊNCIA.


    PARABÉNS DE TODA EQUIPE,   BLOG DO ZEQUINHA

    Acidente envolvendo carro e caminhão deixa um homem morto na PR-554

    Um acidente na rodovia PR-554 deixou uma pessoa morta na madrugada deste domingo (31). Segundo informações da Polícia Rodoviária de Tamboara, Ademir Sergio Carias, de 35 anos conduzia o veículo Fiat Palio, com placas de Maringá, quando teria invadido a pista contrária e colidido com um caminhão com placas de Muçum-RS.
    A colisão ocorreu no trecho entre São Jorge do Ivaí e Boa Vista (na região Noroeste do Paraná). Carias morreu no local e seu corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Paranavaí. O motorista da carreta, Eder Luciano Bergmann,32, escapou ileso do acidente. Gazeta

    Ricardo Barros critica institutos de pesquisa antes de votar

    O deputado federal e candidato derrotado ao Senado Ricardo Barros (PP) criticou os institutos de pesquisa antes de votar, por volta das 11h deste domingo (31), em Maringá. Barros disse que os institutos “erram demais e fazem pesquisas demais”. “Não há necessidade de se fazer tantas pesquisas, até porque elas não coincidem”, falou.
    O candidato estava acompanhado da mulher, a deputada estadual Cida Borghetti (PP), que se elegeu deputada federal. O irmão de Ricardo, o prefeito Silvio Barros (PP), votou mais cedo, também no Colégio Regina Mundi.Ricardo Barros, que quer instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso para investigar a atuação dos institutos de pesquisa, falou que existe um “esquema de manipulação da opinião pública” por meio dos levantamentos de intenção de voto. Por isso, acrescentou, é preciso esperar apuração para se ter o real panorama da disputa presidencial.
    Barros e Cida usavam com adesivos do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra. Ele explicou que o PP, partido deles, liberou os filiados para formarem alianças estaduais, o que explica a diferença de posicionamento entre os representantes da legenda em todo o país.
    Futuro político
    Ricardo Barros evitou falar do próprio futuro político, já que, com a derrota na disputa para o Senado, ele ficará sem cargo eletivo a partir de 2011, depois de 16 anos de vida pública ininterrupta.
    Barros disse que vai aguardar o resultado das eleições para tomar qualquer decisão. Ele mencionou ainda a possibilidade de se dedicar à vida empresarial. Gazeta do Povo

    Eleitor é preso ao se recusar a ser mesário em Ibiporã


    Um eleitor foi detido na manhã deste domingo (31) em Ibiporã, Norte do Paraná, depois de causar confusão em uma das seções eleitorais da cidade. Na falta de um mesário, o presidente da seção convocou como substituto um eleitor que estava na fila para votar, mas ele teria se negado e iniciado uma confusão.
    De acordo com informações da Polícia Militar, o eleitor, que não teve o nome divulgado, disse que estava de plantão na empresa para a qual trabalha na manutenção da rede de água de Ibiporã. Ele foi detido por crime eleitoral, ao descumprir o artigo 347 da Lei Eleitoral, quando alguém se recusa ao cumprimento ou obediência a diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral ou opõe embaraços à sua execução.
    Segundo a Polícia, ele será liberado após pagamento de fiança. Gazeta doPovo

    Acidente envolvendo seis veículos mata duas pessoas no trevo de Cambira


    Uma colisão transversal envolvendo seis veículos matou duas pessoas no início da madrugada deste domingo (31) no trevo de acesso a Cambira (a 52 km de Maringá).
    De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Apucarana, a colisão transversal ocorreu no km 223 da BR- 376, por volta das 0h15. Enivaldo Pedro Sapatini, de 62 anos, motorista do veículo Volkswagen Gol de placas AMC 5635 e a passageira Teresa Sversut Sapatini, de 58, morreram no local.
    Segundo o boletim do Corpo de Bombeiros, os outros veículos envolvidos na colisão eram um Chevrolet Astra, de placas BAO 0990, de Ponta Grossa, conduzido por Ademar Henrique da Silva Alexandrino de 30 anos (sofreu ferimentos leves), uma Volkswagen Parati de placas AIN 7279 de Cambira, conduzida por Hugo Carrara, de 20 anos (ferimentos leves), um Fiat Palio de placas LOM 3807 de Londrina, uma Chevrolet S10 de placas AGF 9180 de Maringá, e outro Fiat Palio de placas JQY 0085 de São Paulo, conduzido por Joelintom Almeida de Oliveira.
    Outros dois jovens (Augusto Cesar Alexandrino, de 23, e Wallyson Nunes A. da Silva, de 18) tiveram ferimentos leves, e Rafael de Silva, de 28, teve ferimentos graves com risco à vida. Todas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital da Providência em Apucarana (a 65km de Maringá).
    ODiario

    Motociclista morre ao colidir com árvore caída no Conjunto Borba Gato em Maringá

    Um motociclista morreu após colidir com uma árvore caída no final da noite deste sábado (30) no Conjunto Habitacional Inocente Vila Nova Júnior (Borba Gato) em Maringá.

    De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 23 horas, na Rua dos Alecrins, 589, próximo à Rua das Azaleias. Eduardo Correia Sateles, de 20 anos, condutor da motocicleta Honda Fan, de placas ATB 8152 de Maringá, morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Maringá.
    Em 2010, esta é a 85ª vítima de trânsito na cidade - 11ª pessoas que morre em decorrência de acidente envolvendo motocicletas em outubro.
    O passageiro, um menor de 17 anos, foi encaminhado em estado grave ao Hospital Santa Rita, e está internado na Unidade de Terapia Intensiva.
    ODiario

    sábado, 30 de outubro de 2010

    CNT/Sensus: Dilma com 50,3% e Serra com 37,6%


    Do Uol
    A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, manteve a liderança da disputa presidencial de acordo com a pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje (30). A petista tem 50,3% das intenções de voto contra 37,6% do adversário José Serra (PSDB). Dos eleitores entrevistados, 7,9% disseram estar indecisos e 4,1% afirmaram votar em branco ou nulo.
    Na pesquisa anterior, divulgada no dia 27, Dilma tinha 51,9% das intenções de votos, e Serra 36,7%.
    Considerando-se apenas os votos válidos, excluindo-se nulos e brancos, Dilma tem 57,2% e Serra, 42,8%. No levantamento anterior, Dilma tinha 58,6% ante 41,4% do tucano.
    Com relação à última pesquisa do instituto, a rejeição à petista subiu de 32,5% para 34,1% do eleitorado. Já a rejeição a Serra caiu de 43% para 41,7%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
    A pesquisa entrevistou dois mil eleitores entre os dias 28 e 29 de outubro, em 136 municípios, e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 37919/2010.

    Diferença entre Dilma e Serra é de 10 pontos, aponta Datafolha


    Da Folha.com
    Dilma Rousseff (PT) chega ao dia da eleição com 55% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha realizada ontem e hoje. Está dez pontos à frente de José Serra (PSDB), que pontuou 45%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.
    O Datafolha entrevistou 6.554 pessoas neste sábado, um número maior do que o de outras sondagens recentes. A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela Rede Globo e está registrada no TSE sob o número 37903/2010.
    Se confirmar nas urnas o resultado do Datafolha, Dilma será eleita a 40ª presidente do Brasil. A corrida eleitoral tem se mantido estável nos últimos 15 dias, com os dois candidatos variando apenas dentro da margem de erro do levantamento. 

    Vox Populi aponta diferença de 12 pontos


    Agencia Estado
    Pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada na noite deste sábado aponta uma vantagem de 12 pontos porcentuais de diferença entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra na disputa presidencial. Dilma tem 51% das intenções de voto, enquanto Serra soma 39%.
    Considerando os votos válidos, Dilma aparece com 57% e o tucano tem 43%. Na véspera da realização do segundo turno, o número de indecisos chega a 5%, enquanto brancos e nulos contabilizam 5%.
    Na pesquisa anterior, do dia 25, o instituto apontava a petista com 49% das intenções de voto e seu adversário 38%.
    A pesquisa ouviu 3.000 mil eleitores hoje e tem margem de erro de 1,8 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob número 37.844/2010. 

    Dilma tem 56% dos votos válidos e deve ser eleita presidente, aponta Ibope


    Do Estadão
    A petista Dilma Rousseff deve ser eleita presidente da República neste domingo 31, com 56% dos votos válidos (que exclui brancos, nulos e indecisos), aponta pesquisa Ibope/Estado/Globo divulgada neste sábado, 30. Seu rival José Serra (PSDB) tem 44% dos votos válidos. Os números mostram uma pequena oscilação em relação à pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira, 28, quando Dilma tinha 57% contra 43% de Serra.
    Considerando-se o total de votos, Dilma aparece com 52%, contra 40% de Serra. Brancos e nulos somam 5% e indecisos são 3%. Na pesquisa anterior, a petista tinha os mesmos 52% contra 39% do tucano. Brancos e nulos eram os mesmos 5% e indecisos, 4%.
    86% afirmaram que seu voto é definitivo e 11% admitiram que ainda podem mudar o voto.
    A pesquisa foi realizada no dia 30 de outubro com 3.010 eleitores em 203 municípios de todo o País. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o número 37.917/2010.

    Ator de "Se Beber Não Case" fuma maconha ao vivo na TV


    O ator Zach Galifianakis, 41, acendeu um cigarro de maconha e fumou ao vivo em um programa de entrevistas nos Estados Unidos.

    Conhecido pelo papel de Alan Garner no filme "Se Beber Não Case", o ator estava no programa "Real Time" debatendo a legalização da maconha no Estado da Califórnia.
    "Concordo que [a legalização] é politicamente complicada porque as pessoas ainda veem o assunto como um tabu", disse Galifianakis.
    Foi quando ele surpreendeu a plateia e acendeu o cigarro. Depois, passou o cigarro para outra convidada do programa, que confirmou que se tratava de maconha.
    O programa é apresentado por Bill Maher, que é conhecido por apoiar a legalização da substância. 

    Cinco presos perigosos fogem da cadeia

    Falta segurança, tanto humana quanto física na 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana. Esse fato foi mais uma vez provado na manhã deste sábado (30), quando cinco presos de alta periculosidade aproveitaram algumas facilidades ocasionadas pelas fortes chuvas, serraram as grades e pularam o muro, rumo à liberdade, ainda que forçada.
    Por volta das 6h, com uma queda de energia ocorrida na prisão, câmeras foram desligadas e faltou luz. Diante desses acontecimentos, os presos não pensaram duas vezes em executar a fuga, facilmente disfarçada por causa do barulho alto da chuva e também por a cela se encontrar ao lado do pátio da subdivisão.
    Os policiais só perceberam a fuga por volta das 8h, na checagem preliminar realizada habitualmente. Até o momento, informa o investigador Nocchi, nenhum dos presos foram encontrados pela polícia, que, sem sucesso, realiza buscas em Apucara e região.
    Saída fácil
    Na opinião de Nocchi, dificilmente os foragidos ainda estejam localizados em Apucarana. Isso porque, informa o investigador, além de o município ter fácil saída, eles são de fora. "Eles já não devem estar em Apucarana. Por causa da linha férrea, é muito fácil sair da cidade. Além disso, os foragidos são todos de fora", diz.
    Os primos Emerson Rafael Coltris, 19, e Carlos Coltris Junior, 19, são acusados de praticar roubo em Apucarana, mas residiam em Mandaguari. Além dos dois, fugiram da cadeia Valdecir Xavier, 25, acusado de homicídio, Reinaldo do Nascimento, 39, acusado de tráfico, e Rodrigo Emanuel Mota, também acusado de homício.Wilame Prado

    Moradores contam como escaparam de desabamento no centro do Rio


    Quem escapou do acidente conta que tudo aconteceu muito rápido. Muitos moradores saíram do prédio apenas com a roupa do corpo. Quatro pessoas morreram e pelo menos 15 ficaram feridas.
    GLOBO

    Nova fase da duplicação vai custar R$ 135 milhões

    A segunda fase das obras do Contorno Norte de Maringá, que inclui a duplicação de 11,1 km do total de 17,3 km, vai elevar o valor inicial do projeto em 95%. Na primeira fase, foram liberados R$ 143 milhões. Com os R$ 135 milhões liberados ontem pelo Ministério dos Transportes.
    O Contorno Norte é financiado com recurso federal, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Para os motoristas que trafegam pela BR-376, a via será uma alternativa à Avenida Colombo, que passa por dentro de Maringá.


    O Ministério dos Transportes publicou ontem no Diário Oficial da União o edital de concorrência para a segunda fase da obra. Além da segunda pista no trecho restante, a etapa inclui a duplicação de três pontes, a construção de uma trincheira na Avenida Pedro Taques e de um viaduto, em apenas um lado, na Avenida São Judas Tadeu.
    A trincheira servirá para que a Pedro Taques passe por baixo do Contorno Norte, nos dois sentidos. Já a Avenida São Judas Tadeu, com apenas um sentido, passará por cima do Contorno, como outras cinco vias já existentes.
    Até a conclusão da licitação são esperados três meses se não houver recursos por parte das empresas concorrentes. A assinatura com a empresa vencedora será feita no primeiro trimestre de 2011, com prazo de entrega de 18 meses.
    De acordo com o engenheiro do Dnit, José Carlos Belluzzi de Oliveira, 80% do Contorno Norte está pronto. Os 20% restantes consumirão os recursos liberados nessa segunda fase. O engenheiro explica que essa etapa, apesar de representar uma parte menor da obra, é mais cara. "É uma fase mais pesada e mais cara da obra, pois inclui a construção do muro de concreto armado para contenção dos aterros em todo o lado direito (sentido Sarandi)", afirma Belluzzi.
    Um dos fatores que encarecem a construção do muro, segundo o engenheiro, é a irregularidade do terreno. "Tem até minas no trajeto", avalia. Serão duplicadas também três pontes que sustentam o Contorno Norte. 
    Os conduítes e bases para os postes de iluminação pública também serão incluídos nessa etapa. O Contorno Norte terá acostamentos em todo o percurso.
    Com a liberação da segunda etapa, fica faltando a execução de mais uma "perna" nos seis viadutos que passam sobre a via, nos prolongamentos das avenidas Mandacaru, Kakogawa, Tuiuti, Franklin Roosevelt, Guaiapó e São Judas Tadeu.
    Reclamação

    O microempresário Benedito Ignácio Ferreira, morador do Parque das Hortênsias, reclama da falta de condições de travessia no Contorno Norte. 
    "Estamos felizes com a obra, mas teremos uma rodovia da morte se não fizerem mais passarelas."
    A maior reivindicação dos moradores está prevista para ser atendida na segunda etapa do Contorno Norte. Serão 12 passarelas, uma a cada 600 metros, em média. 
    O auxiliar de carpinteiro Diego Lopes, morador do mesmo bairro, diz que sem esses pontos de travessia fica difícil chegar a postos de saúde e creches. "Tem duas travessias, uma perto da fábrica da Coca-Cola e outra um quilômetro depois", diz Lopes.
    Total
    R$ 280 mi é para quanto sobe o custo do Contorno Norte com a nova
    liberação de R$ 135 milhões.
    ODIÁRIO


    SERRA x DILMA - Debate Rede Globo, 29/10/10 - Candidatos à Presidência -VEJA O VIDEO

    Dubai diz que pacotes tinham explosivos e marca da al-Qaeda - usado no atentado frustrado contra o voo Amsterdã-Detroit

    Segundo a polícia de Dubai, explosivo PETN foi encontrado.
    Iêmen diz ter lançado busca a suspeitos.
    A polícia de Dubai informou neste sábado (30) que um pacote suspeito achado em um carregamento de cargas aéreas vindo do Iêmen continha o potente explosivo PETN (usado no atentado frustrado contra o voo Amsterdã-Detroit no Natal de 2009) e marcas da rede terrorista  al-Qaeda. O dispositivo foi descoberto no cartucho de tinta de uma impressora e estava conectado a um circuito elétrico. Um chip de telefone celular estava escondido dentro da impressora, segundo o comunicado oficial.
    "Foi preparado de maneira profissional, de modo que um circuito elétrico fechado foi conectado a um cartão SIM de telefone celular escondido na impressora. A tática carrega marcas dos métodos usados anteriormente por organizações terroristas como a al-Qaeda", diz o comunicado da polícia de Dubai. Segundo eles, o explosivo foi neutralizado.

    Forças iemenitas buscam neste sábado militantes da rede terrorista al-Qaeda que estariam por trás do plano de bombardear alvos judeus em Chicago.
    A Casa Branca informou que a Arábia Saudita ajudou a identificar a ameaça vinda do Iêmen, enquanto a Inglaterra e os Emirados Árabes Unidos também forneceram informações. Forças de segurança iemenitas montaram bloqueios por Sanaa neste sábado, em busca de veículos e checando identidades.

    Ameaça real
    O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (29) que há uma ameaça crível de ataques terroristas aos EUA. "Quero informar ao povo americano sobre uma ameaça terrorista ao país", disse Obama em pronunciamento na Casa Branca no final da tarde.

    Obama afirmou que os dois pacotes endereçados ao país e descobertos nesta sexta tinham aparentemente explosivos, depois de terem sido submetidos a análises iniciais.
    Um dos pacotes explosivos estava em um avião de carga que partiu do Iêmen rumo a Chicago e que foi interceptado após um pouso em um aeroporto no norte do Reino Unido, e o outro estava em um depósito em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
    G1

    Desabamento de prédio mata 4 no Rio de Janeiro

    Imóvel desabou na manhã deste sábado na Cidade Nova, no Centro do Rio.
    Segundo bombeiros, quatro pessoas morreram em 15 ficaram feridas.


    "Vi a morte e a dor." Com essas palavras o lanterneiro Ismail Ferreira Leite, de 55 anos, resume os 30 minutos que ficou preso nos escombros do prédio que desabou na manhã deste sábado (30) na Cidade Nova, no Centro do Rio de Janeiro.


    Ele conta que estava levantando, por volta das 7h, quando o prédio ruiu. Ele foi resgatado pelos bombeiros e levado a um hospital. Após fazer uma radiografia, foi liberado e passa bem.
    Ismail já retornou para a Cidade Nova, e diz que agora vai ajudar no resgate de outras vítimas que possam estar ainda presas nos escombros.
    De acordo com a assessoria de imprensa dos Bombeiros, quatro pessoas morreram no desabamento, e quinze pessoas já foram retiradas dos escombros com ferimentos. Os feridos foram levados para dois hospitais: o Souza Aguiar, no Centro, e o Andaraí, na Zona Norte.

    Temporal derruba árvores e interdita a Avenida Colombo


    O temporal que atingiu a região Noroeste na madrugada deste sábado (30) causou inúmeros estragos e muitos transtornos em Maringá. Os ventos de até 90 km/h registrados pelo Instituto Tecnológico Simepar derrubaram pelo menos 25 árvores na cidade, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
    Não há registros de vítimas, embora muitas árvores tenham atingido carros e muros. No Jardim Liberdade, um jovem de 19 anos escapou por pouco. Luiz Fernandes Rodrigues saia para trabalhar, por volta das 6 horas, quando uma árvore caiu em cima do seu Fiat Tipo.
    Na Avenida Colombo a queda de uma árvore interrompeu o trânsito na pista sentido Maringá a Sarandi e provocou um congestionamento de aproximadamente um quilômetro e meio por volta das 8h30.
    Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, no meio da manhã a pista foi parcialmente liberada, embora equipes da Copel e da Secretaria de Obras Públicas ainda estivessem trabalhando no local com o auxílio de um trator escavadeira para fazer a remoção da árvore caída.
    O trânsito também ficou complicado em algumas ruas e avenidas de Maringá onde, por falta de energia, os semáforos pararam de funcionar. Equipes da Secretaria Municipal de Trânsito foram até os locais de maior fluxo de veículos orientar o trânsito.
    No aeroporto de Maringá, a chuva forte fechou a pista para pousos e decolagens por cerca de 40 minutos. O terminal foi fechado por volta das 9 horas e reaberto um pouco antes das 10 horas.O Diario

    Polícia Militar alveja homem e impede furto

    João Henrique Gomes foi alvejado pela Polícia Militar durante uma tentativa de furto na noite de sexta-feira (29). Gomes, junto com um comparsa, tentava roubar uma televisão 55 polegadas de uma residência na rua Carlos Chagas, Zona 5, quando foi surpreendido por uma equipe da PM.
    De acordo com informações da PM, os dois tentavam fugir levando a televisão em uma moto quando encontraram os policiais. Na fuga, jogaram a TV no chão e acabaram caindo da moto. Segundo a PM, um deles tentou sacar uma arma e os policiais reagiram.
    Gomes foi atingido com um tiro e encaminhado para o Hospital Universitário de Maringá (HU). Segundo o boletim médico emitido na manhã de ontem , o estado de saúde de Gomes é grave. Ele está inconsciente e respirando por aparelhos. Gomes está internado na Emergência do Pronto Socorro do HU.
    Furtos
    Na noite de sexta-feira, a PM também registrou outros cinco furtos, realizados na Zona 6, Jardim Tóquio, Jardim Dourado, Parque do Horto e Jardim Oásis, onde duas gaiolas com pássaro furtadas foram recuperadas pela polícia e o ladrão preso.
    ODIÁRIO

    Frente fria passa com rajadas de vento de até 62 km/h em Maringá


    A frente fria que chegou ao País durante a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado (30) trouxe, além de muita chuva, rajadas de ventos de até 62 km/h em Maringá. Essa rajada mais forte foi registrada por volta das 5h15 de hoje pelo Instituto Meteorológico Simepar.
    "O vento é pontual, já a instabilidade vai durar ao longo do dia de hoje", explicou o meteorologista do instituto, Tarcísio Valentim da Costa. Segundo ele, no domingo o tempo já deve melhorar, com pequena redução da temperatura.
    "Hoje, até mesmo em função da chuva, as temperaturas devem variar entre a mínima de 16º C e a máxima de 24º C", comentou Costa. O tempo na região deve ficar instável durante todo o dia.
    No oeste do Estado, na região de Cascavel, foram registradas rajadas de vento de 88 km/h no início da madrugada.
    ODIÁRIO

    Urso Ninja

    BENÇÃO DE DEUS

    Bebê é encontrado vivo em bueiro na Indonésia


    As equipes que trabalham nos resgate de vítimas do tsunami na Indonésia tiveram uma grande surpresa. O bebê perdeu os pais durante a tragédia, sofreu cortes e está com o pulmão comprometido.
    GLOBO

    Debate civilizado marca fim do segundo turno - TUDO COMBINADO

                 Confronto final sem ataques
    Diferentemente do tom agressivo que marcou quase todo o segundo turno, debate na Rede Globo transcorreu em clima tranquiloBrasília - Numa campanha pontuada por escândalos e agressões de lado a lado, o último debate entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) foi marcado pela civilidade. Durante a discussão na Rede Globo, ontem à noite, não houve ataques diretos, apenas farpas veladas. A petista limitou-se a críticas na comparação entre o governo Lula (2003-2010) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), enquanto Serra falou, sem citar casos específicos, sobre atuais problemas na saúde e no combate à corrupção.
    O tom mais ameno foi provocado pelo formato, diferente de todos os nove debates anteriores que contaram com a participação dos dois candidatos. Na plateia, 80 indecisos acompanharam a discussão. Apenas os eleitores fizeram perguntas, a partir de temas pré-definidos e que foram sorteados na hora.Foram três blocos, com quatro questões em cada um e tempo para as considerações finais. Em todos eles houve apresentações de propostas – algumas já mostradas pelos adversários durate a campanha, outras novas.
    No primeiro bloco, foram feitas questões sobre funcionalismo público, agricultura, corrupção e segurança pública. No primeiro tema, Dilma falou sobre os feitos do governo Lula para os servidores, enquanto Serra defendeu a “meritocracia” já adotada em várias administrações estaduais do PSDB.
    Coube a Serra ter mais tempo para falar sobre corrupção. Sutil, disse que o desafio começa com o fortalecimento de órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas da União, alvo de seguidas críticas de Lula. “O exemplo tem de vir de cima, escolhendo bem as suas equipes e punindo alguma irregularidade que aconteça”, declarou, sem citar a ex-ministra Erenice Guerra, braço direito de Dilma na Casa Civil.
    Sobre segurança, a petista elogiou os feitos da Polícia Federal e disse que, graças ao fortalecimento da instituição, mais crimes como os de corrupção foram desvendados nos últimos anos. Ela defendeu o uso de veículos aéreos não tripulados para vigiar as fronteiras, enquanto Serra falou novamente sobre a proposta de criar o Ministério da Segurança Pública.
    No segundo bloco, debateram sobre saneamento, educação, impostos e saúde. Dilma admitiu que os índices de atendimento da rede de esgoto e água tratada no Brasil são uma vergonha, mas ressaltou que não houve investimentos nos governos anteriores.
    Caso ganhe, a petista prometeu triplicar os investimentos na área e acabar com os alagamentos em centros urbanos. “Tenho um compromisso que é resolver de uma vez por todas uma das questões mais graves, que é a das enchentes nas regiões metropolitanas.” Ao falar de educação, deu uma das poucas estocadas em Serra, ao dizer que não receberá os professores com “cassetete”, criticando os atritos entre os tucanos e os professores de São Paulo quando ele era governador.
    Serra defendeu o modelo paulista na educação, mas deu ênfase especial à saúde. No último bloco, em que foram tratados as propostas para o meio ambiente, as políticas sociais, a previdência e a tributação, ele voltou a falar das Unidades de Pronto Atendimento propostas por Dilma, que a seu ver não solucionam as carências do sistema.
    Acusação rara
    Em um dos raros ataques, revidou uma acusação de Dilma sobre os problemas no combate à desigualdade em São Paulo. “Quem cuida de pobre em São Paulo é o governo federal”, disse a petista, referindo-se ao Bolsa Família, que beneficia 1,1 milhão de famílias paulistas. Na réplica, Serra afirmou que política social se faz também com melhorias na saúde. “A saúde no Brasil, isso está claro, foi abandonada nos últimos oito anos.” Gazeta do Povo

    ELEIÇÔES X FERIADÃO

    TRANSITO MARINGAENSE

    O congestionamento ontem as 18:30 ( 29/10 ) em frente à Via Verdi, proximidades do Catuaí.
    Blog Inaka

    Operário morre após sofrer queda de laje em condomínio fechado em Maringá


    Um operário morreu após sofrer uma queda de uma laje de uma casa em construção. O operário trabalhava na construção de uma residência em um condomínio fechado em Maringá, no final da Avenida Carlos Borges (próximo ao Contorno Sul), quando caiu de uma altura de cerca de seis metros, por volta das 14 horas desta sexta-feira (29).
    As primeiras informações dão conta que o nome do trabalhador é Claudinei Paulo de Piza, 45 anos, morador de Maringá. A causa da queda teria sido um ataque epilético que o operário sofreu no momento em que trabalhava na laje.
    O corpo ainda está no local, pois o caso agora passa a ser atendido pela Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML).
    Tragédia em família
    Segundo colegas de trabalho da vítima, o filho de Piza também teria sofrido um acidente fatal em uma obra, há quatro anos. De acordo com os relatos, o rapaz trabalhava em uma construção quando morreu eletrocutado em um acidente com uma betoneira. O Diario

    Frente fria passa com rajadas de vento de até 62 km/h em Maringá

    A frente fria que chegou ao País durante a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado (30) trouxe, além de muita chuva, rajadas de ventos de até 62 km/h em Maringá. Essa rajada mais forte foi registrada por volta das 5h15 de hoje pelo Instituto Meteorológico Simepar.
    "O vento é pontual, já a instabilidade vai durar ao longo do dia de hoje", explicou o meteorologista do instituto, Tarcísio Valentim da Costa. Segundo ele, no domingo o tempo já deve melhorar, com pequena redução da temperatura.
    "Hoje, até mesmo em função da chuva, as temperaturas devem variar entre a mínima de 16º C e a máxima de 24º C", comentou Costa. O tempo na região deve ficar instável durante todo o dia.
    No oeste do Estado, na região de Cascavel, foram registradas rajadas de vento de 88 km/h no início da madrugada. O Diario

    Lula visita José Alerncar em hospital de São Paulo


    O vice-presidente da República, José Alencar, permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de suboclusão intestinal.
    Segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira, o quadro clínico é estável. Ele reiniciou o tratamento com quimioterapia, diz o hospital.
    Alencar está internado no hospital desde segunda-feira. Hoje, ele recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
     O vice-presidente, que enfrenta um câncer na região abdominal há mais de dez anos e já passou por mais de 15 cirurgias, está sofrendo com os efeitos colaterais do novo tratamento.
    No começo de outubro, Alencar passou três dias internado no mesmo hospital.
    Em setembro, o vice-presidente internou-se no hospital para tratar um edema agudo de pulmão.
    Em julho, ele ficou sete dias internado no hospital. Ele passou por um cateterismo (exame para verificar as condições de vasos sanguíneos).
    Por conta do tratamento, o vice-presidente decidiu não concorrer nas eleições deste ano, por considerar uma injustiça com os eleitores.
    Alencar retomou as sessões de quimioterapia no início de setembro do ano passado, pouco depois de exames terem demonstrado que os tumores abdominais haviam voltado a crescer. Por isso, interrompeu o tratamento experimental a que se submetia nos Estados Unidos.
    Naquele mesmo mês, ficou internado por três dias após apresentar níveis baixos de hemoglobina, leucócitos e plaquetas. No final de outubro de 2009, no entanto, Alencar disse que os exames haviam mostrado uma "redução substancial" dos tumores. 
    UOL

    No Líbano, maior taça do mundo comporta 1.500 litros de vinho

    Marca foi oficializada pelo Livro Guinness dos Recordes.
    Copo tem 2,4 metros de altura e 1,65 de diâmetro.

    Libaneses colocam vinho na maior taça do mundo. O recorde, oficializado pelo Livro Guinness, é de 2,4 metros de altura e 1,65 metro de diâmetro. No total, copo contém 1,5 mil litros de bebida.  (Foto: AFP Photo/Anwar Amro)