sábado, 2 de outubro de 2010

Menos mortes em setembro - Tolerância Zero

A Operação Tolerância Zero não vai parar. Apesar da redução na quantidade de operações envolvendo os principais órgãos fiscalizadores de trânsito, o porta-voz da ação, tenente Roberto de França, comandante do 4º Pelotão de Trânsito da Polícia Militar de Maringá, alerta que as blitze têm ocorrido diariamente, apenas com "folga" quando há fiscalização durante a madrugada.
Na primeira semana, entre 5 e 12 de agosto, houve dez bloqueios de via em Maringá para repreensão a possíveis infrações. Nas oito semanas seguintes, a média ficou em uma blitze diária. Mas França chama a atenção para a diminuição no número de mortes: sete em agosto e duas em setembro ¿ redução de 71%.

Esforço conjunto entre as polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal Guarda Municipal, Ministério Público, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Secretaria de Transportes (Setran), Receita Estadual e Ciretran, a Tolerância Zero comemora o fato de só terem ocorrido quedas no último mês.
São 526 colisões em agosto e 432 em setembro (-18%). "É exatamente o que precisávamos: que a população entendesse a proposta, que é justamente diminuir a violência nas ruas."
Os cinco bafômetros pertencentes ao Pelotão de Trânsito ¿ que estavam em manutenção em Curitiba desde julho ¿ estão sendo usados pela Tolerância Zero há um mês. Desde então, foram 23 autuações por embriaguez. "Tivemos casos de motoristas conduzindo veículos com 0,9 miligramas por litro de álcool de sangue, o que é muito alto."
O Diario

Nenhum comentário: