sábado, 4 de maio de 2013

“Bactéria que come carne” contribuiu para a morte de guitarrista; entenda a doença


Do R7
Braço do músico afetado pela bactéria que consome os tecidos moles do corpo causando decomposiçãoKevin Winter/ Getty Images
Desde 2011, o guitarrista Jeff Hanneman, da banda heavy metal Slayer, estava em tratamento para se recuperar de uma doença rara chamada fasceíte necrotizante, conhecida popularmente como “bactéria que come carne”. Após ser mordido por uma aranha, o músico contraiu a doença que se espalha rapidamente e destrói o tecido mole do corpo, como pele e gordura.
De acordo com informações publicadas nesta sexta-feira (3) pelo jornal britânico The Guardian, o músico de 49 anos morreu de insuficiência hepática enquanto se recuperava da fasceíte necrotizante.
A maioria das pessoas com a doença, segundo o site do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), tem outros problemas de saúde que podem reduzir a capacidade de o organismo combater a infecção, como diabetes, problemas renais, câncer ou outras doenças crônicas que enfraquecem o sistema imunológico.
Segundo o CDC, os sintomas da doença incluem dor — semelhante à de um "estiramento muscular" —, manchas vermelhas ou arroxeadas, inchaço, úlceras, bolhas, febre, calafrios, fadiga (cansaço) e vômitos. Por serem sintomas bem diversificados, a pessoa costuma demorar a procurar atendimento médico, o que atrasa o diagnóstico e o tratamento.
O tratamento, de acordo com informações do CDC, é feito com fortes antibióticos administrados na veia. Como nem sempre a medicação consegue chegar a todas as áreas infectadas e em decomposição, a remoção cirúrgica rápida do tecido morto pode ser crucial para interromper a infecção.

Nenhum comentário: