quarta-feira, 15 de maio de 2013

D. Odilo Scherer diz que casamento homossexual é 'passo em falso'



Cassiane SeghattiDo G1 PR, em Cascavels
Família Dom Odilo Scherer (Foto: Cassiane Seghatti/G1)Dom Odilo Scherer participa da 20ª Circuito de Estudos e
Debates Teológico Pastorais(Foto: Cassiane Seghatti/G1)
O cardeal arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer disse nesta quarta-feira (15), que a decisão do Conselho Nacional de Justiça em autorizar os cartórios a realizarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo pode ser um "passo em falso na legislação contemporânea". A declaração foi feita em um encontro com jornalistas em Cascavel, no oeste paranaense, onde Scherer participa de um encontro na Faculdade Missioneira do Paraná (Famipar).
Na opinião do cardeal, o CNJ está introduzindo fatos novos na legislação, ao invés de administrar a Justiça. “Ainda não temos, aqui, uma palavra definitiva. No meu ver ainda haverá muita palavra a dizer sobre isso. Por outro lado, esse é mais um dos pontos controvertidos e complicados da cultura contemporânea. Eu acho que estamos dando passos em falso na legislação contemporânea que, ao meu ver, não são, de forma alguma, sinais de progresso, de evolução da civilização”, assegurou.
A normativa do CNJ foi decidida na terça-feira (14). Conforme a resolução, os cartórios brasileiros passam a ser obrigados a converter a união estável homoafetiva em casamento. Dom Odilo acredita que essa foi "uma decisão controvertida e que será objeto de uma ação de inconstitucionalidade”.
Conferência religiosa
Scherer deve permanecer em Cascavel até quinta-feira (16). O religioso vai promover duas palestras na Famipar, durante o 20º Circuito de Estudos e Debates Teológico-Pastorais. Com o lema: "Juventude: novos rostos, novas prespectivas", o objetivo da conferência é promover uma reflexão sobre a posição dos jovens dentro da igreja e da sociedade. Além de encontrar novas formas de acolhimento ao jovem no contexto social e eclesial. O evento ocorre na Catedral Nossa Senhora Aparecida e é direcionado para acadêmicos da área de teologia. As inscrições para o encontro já estão encerradas.Dom Odilo, que comanda a arquidiocese paulistana, viu o nome ganhar ainda mais repercussão no cenário nacional após o último conclave, a eleição no Vaticano que terminou com a escolha do Papa Francisco. O cardeal brasileiro era um mais cotados por especialistas para assumir o cargo mais alto da hierarquia da Igreja Católica.
Nascido em Cerro Largo, no interior do Rio Grande do Sul, Scherer cresceu em Toledo, no oeste paranaense, onde ainda mora boa parte dos irmãos do cardeal. O primeiro encontro com a família foi, após o conclave, foi no início de abril, quando celebrou o casamento de uma sobrinho, em Santa Rita, no Paraguai. Ele não conseguiu visitar os familiares, mas reencontrou todos os irmãos durante a cerimônia do casamento.
Torcida não influenciou
Humorado e receptivo, Dom Odilo respondeu a várias perguntas feitas pelos jornalistas na entrevista coletiva que concedeu em Cascavel. Entre os assuntos, falou ainda sobre a eleição do Papa, que, para ele, foi extraordinária. “Posso dizer que a vivência do conclave, desde a semana preparatória que nós tivemos, até as 24 horas de conclave, foram momentos extraordinários em que me dei conta, ainda melhor, do significado da igreja”, comentou.
Sobre a torcida e especulações sobre uma possível eleição, garantiu que sabia dos movimentos no Brasil, mas não se deixou influenciar. “Eu não vivi isso. Isto foi do outro lado que se viveu, que se falou, se especulou. Portanto, é natural que todo mundo tenha se interessado, feito suas hipóteses, especulações e eventualmente torcidas. Isso é compreensível. Porém, no conclave, isso não teve nenhuma repercussão”, relatou.
Quanto à escolha do Papa Francisco, Odilo disse que não houve grandes mudanças na Igreja Católica. No entanto, a eleição trouxe “novos ares e esperança” para todos. “Eu diria que conseguiu, imediatamente, cativar e se apresentar bem diante do mundo. Catalisar, eu diria assim, também atenções, as simpatias, pelas muitas maneiras dele se apresentar, dele falar. Portanto, isso é uma grande novidade”, acrescentou.

Nenhum comentário: