sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dr. Batista entrega termo de cessão de terreno para UBS Zona 7


 
Secretaria de Comunicação
 
O deputado estadual Dr. Batista entrega o termo de cessão do terreno para a construção da Unidade Básica de Saúde da Zona 7 ao prefeito em exercício Cláudio FerdinandiClique para ampliar a foto
O deputado estadual Dr. Batista entrega o termo de cessão do terreno para a construção da Unidade Básica de Saúde da Zona 7 ao prefeito em exercício Cláudio Ferdinandi 
- Foto: André Renato/SECOM
     O deputado estadual Dr. Batista entregou nesta sexta-feira (17), ao prefeito em exercício, Cláudio Ferdinandi, o termo de cessão do terreno onde o município vai construir a Unidade Básica de Saúde da Zona 7. A área, com 6 mil metros quadrados, pertencente ao Governo do Estado, fica na rua Marechal Deodoro, junto ao Colégio Estadual Vital Brasil.
     O prefeito em exercício Cláudio Ferdinandi, citou a luta da comunidade para ter uma Unidade Básica de Saúde no bairro. “Por muitos anos a administração trabalhou para viabilizar essa unidade de saúde, alcançada agora graças ao esforço de muitas pessoas especialmente o deputado Dr. Batista e a parceria com o Estado”, lembrou.
     Ferdinandi adiantou que a obra da UBS Zona 7 está garantida, e anunciou a construção também de uma escola municipal no terreno, atendendo mais uma demanda da comunidade. “Minha primeira atividade em Maringá foi de professor na Escola Vital Brasil, e sei a importância da localização dessa área”.
     O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, classificou a data como a “vitória de uma longa batalha”. “Para vencermos uma batalha precisamos de muitas pessoas, de várias frentes e enfrentar obstáculos, e no caso da UBS da Zona 7 tudo isso trouxe resultado”.
 Nardi destacou o empenho do deputado Dr. Batista junto ao governo Beto Richa para viabilizar a área da Unidade Básica da Zona 7. “Durante os últimos anos apresentamos várias opções, até dentro do campus da UEM e na Vila Olímpica, até aparecer essa área ao lado da escola Vital Brasil e Dr. Batista comprar a briga conosco”. 
     O secretário citou também os protestos e acusações no uso dos recursos públicos, e respondeu citando a aplicação de R$ 1,5 milhão de recursos do Fundo Municipal de Saúde. “Ampliamos os recursos para a obra de uma Unidade Básica à altura da comunidade da Zona 7”, garantiu. Nardi citou também o empenho do presidente da Associação Comunitária da Zona 7, Herculano  Ferreira, que trabalhou junto para viabilizar a UBS no bairro.

Pré-conferências
     A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Zuleide Delacosta, lembrou que a Unidade da Zona 7 é uma cobrança constante daquela comunidade, inclusive nas pré-conferências de saúde realizadas nas últimas semanas. “O conselho reconhece ser um transtorno para os moradores da Zona 7 o deslocamento para atendimento em outras Unidades”, lembrou.
     Zuleide citou também os questionamentos da comunidade em relação à dependência de um terreno que não pertencia ao município. “Hoje vemos uma conquista muito importante para a população daquela região graças ao empenho de muitas pessoas”.
     O secretário de Fazenda e de Gestão, José Luiz Bovo, falou dos obstáculos para chegar a resultados positivos como a questão da área para a UBS Zona 7. “Quando existe vontade e envolvimento das pessoas, como mostrou Dr. Batista, é possível alcançar o resultado almejado”, lembrou.
     A secretária de Educação, Solange Lopes, destacou a localização da área, onde será construída também uma escola para a comunidade da Zona 7. “Existem muitas dificuldades em conseguir um terreno nestas condições para a construção de escolas, e só temos a agradecer todos que trabalharam para viabilizar essa área”, afirmou.
     O vereador Tenente Edson lembrou das reuniões com a Associação da Zona 7, onde foram apresentadas as reivindicações para o bairro. “Uma das cobranças era a Unidade de Saúde pela dificuldade que os moradores sempre tiveram no atendimento básico, especialmente por ser uma região com muitos habitantes e distante de outras unidades”, comparou.

Comunidade
     O deputado Dr. Batista lembrou que quando a comunidade trabalha unida, todos ganham. “A saúde de Maringá é exemplo para muitos municípios brasileiros graças ao secretário Nardi e sua equipe, essa união que assim como no caso desse terreno mostra a possibilidade de conquista quando todos acreditam na causa”.
     Batista destacou não ter trabalhado sozinho, mas com todos que acreditavam no resultado, elogiando o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, agradecendo o governador Beto Richa . “O Ricardo Barros também trabalhou muito junto ao Governo Beto Richa para viabilizar essa conquista, e o governador sempre se mostrou sensível com os projetos de Maringá”, afirmou.
     O deputado colocou ainda quanto vale um terreno deste tamanho naquela região. “O valor maior é a importância que esse terreno representa para aquela comunidade, para a saúde e a educação daquela população”, considerou.
     Participaram da solenidade o chefe de Gabinete, Mário Hossokawa; os secretários municipais Laércio Barbão, do Planejamento e Urbanismo; Fernando Camargo, de Obras Públicas; Milton Ravagnani, da Comunicação; os vereadores Belino Bravin e Ideval de Oliveira, conselheiros de saúde e servidores da Secretaria de Saúde.

Nenhum comentário: