segunda-feira, 20 de maio de 2013

Três brasileiras morreram na queda de balão na Turquia, diz Itamaraty


Do G1, em São Paulo
39 comentários
Balão murcho é visto perdendo altitude após colidir com outro balão no ar na Capadócia, Turquia. Turistas brasileiros se envolveram no acidente. (Foto: AFP/Anadolu)Balão murcho é visto perdendo altitude após colidir com outro balão no ar na Capadócia, Turquia. Turistas brasileiros se envolveram no acidente. (Foto: AFP/Anatolia)
Três turistas brasileiras morreram nesta segunda-feira (20) em um acidente com balões na região turca da Capadócia, segundo o Itamaraty e autoridades locais.
São elas Maria Luiza Gomes, Marina Rosas e Ellen Kopelman, segundo as agências internacionais e a agência turca Anatolia, que citam autoridades locais.
Outras 23 pessoas ficaram feridas, oito delas brasileiras, após o acidente, que envolveu dois balões de turismo, informaram as autoridades locais. Eles bateram em voo, e um deles caiu.Passeios de balão
A Capadócia, que fica a cerca de 300 quilômetros da capital, Ancara, é famosa por suas formações geológicas que formam belas paisagens vistas do alto.
Passeios de balão são uma maneira popular de ver as formações cônicas, criadas pela erosão de cinzas vulcânicas em torno delas.
As belas imagens da Turquia exibidas na novela “Salve Jorge” aumentaram o interesse dos turistas brasileiros pelo país nos últimos meses.
Reprodução de vídeo mostra balão que colidiu na Capadócia (Foto: AFP)Reprodução de vídeo mostra balão que colidiu na Capadócia (Foto: AP)
O acidente aconteceu na região do Göreme National Park.
Testemunhas relataram ter visto uma colisão entre os dois balões - um deles, que subia, atingiu a cesta do outro balão que já estava no ar, de acordo com informações da agência local Anatolia.
Um turista canadense que estava em outro balão e testemunhou o acidente disse que a queda ocorreu 45 minutos após cerca de 100 balões decolarem para os passeios do início da manhã.
mapa acidente balão turquia (Foto: Arte/G1)
“Ele estava a cerca de 300 metros de altura e começou a cair rapidamente até o solo. Havia um grande rasgo no tecido, de cerca de 15 metros”, contou o turista, identificado como Ross.
"Muitos feridos têm fraturas", disse o governador local. Um deles se encontra em estado grave.
De acordo com o governador da região, o balão que caiu levava um grupo de turistas com mais de 60 anos, proveniente da Argentina, da Espanha e do Brasil.
A autoridade de aviação civil turca informou que o balão que caiu levava 24 passageiros e o piloto e era operado pela empresa local Anatolian Balloons, segundo a agência Anatolia.
Uma investigação foi aberta para apurar o acidente.
Halil Uluer, dono da empresa de balões, disse que o piloto do balão que caiu era bastante experiente e tomou todas as medidas de segurança necessárias.
Imagem fornecida por Wayne Ross mostra o balão da agência Anatolian Balloons que caiu na Capadócia nesta segunda, causando duas mortes.  (Foto: AP Photo/E. Wayne Ross)Imagem fornecida por Wayne Ross mostra o balão da agência Anatolian Balloons que caiu na Capadócia nesta segunda, causando duas mortes. (Foto: AP Photo/E. Wayne Ross)
O setor dos balões turísticos cresceu muito nos últimos anos na Turquia, principalmente na Capadócia.
No final de 2012, 20 empresas, equipadas com 140 balões, ofereciam este serviço para cerca de 1.400 pessoas, de acordo com estatísticas da Direção-Geral da Aviação Civil (DHGM), citada pelo site especializado em turismo turizm.güncel.com.
Em 2009, um turista britânico morreu em um acidente semelhante, quando dois balões colidiram no ar. Em fevereiro deste ano, a queda de um balão matou 19 turistas no Egito.
O Ministro do Turismo da Turquia seguiu para a região nesta segunda.
A embaixada do Brasil também enviou uma equipe própria ao local do acidente para prestar apoio às vítimas e averiguar a situação.

Nenhum comentário: