sexta-feira, 3 de maio de 2013

Maringá registra cinco casos graves de gripe em 2013


Até esta sexta-feira (3), Maringá registrou cinco casos graves de gripe – dois deles causados por rinovírus, dois por H2N3 e um por H3. As informações foram divulgadas pela médica da vigilância epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, Jussara Titato.

Segundo a médica, não houve casos de gripe A em Maringá neste ano até então. "São casos que se agravaram, mas foram curados, nenhum que culminasse com óbito. Se tivéssemos registro de H1N1 ou aquele vírus que está circulando na China (H7N9), precisaríamos ficar em alerta", afirma. "Por isso, temos um programa de sentinela há algum tempo, em que há coleta de material de pessoas internadas com casos graves, para verificar qual agente etiológico está circulando no município", afirma. Outros três casos graves de gripe foram confirmados pela secretaria de Estado de Saúde (Sesa) nos municípios da 15ª Regional de Saúde de Maringá.
Segundo a doutora Jussara, é imprescindível que as pessoas se atentem para a prevenção da gripe. "A lavagem de mãos tem importância até maior do que o álcool gel – o ideal seria lavar as mãos e usar o álcool - , verificar se os ambientes estão aerados, evitar contato com ambientes fechados. O vírus é altamente contagioso e, por isso, é preciso trabalhar, também nas escolas, a respeito de cuidados de higiene pessoal", diz.
Outro alerta é para as pessoas que devem receber a vacina contra a gripe, pela campanha que se encerra no próximo dia 10. " O público-alvo deve se vacinar. As pessoas acham que estão longe de terem casos graves. A proteção é imensamente maior. Deve-se ter essa vacina feita para que não adoeça, já que, na dose, estão contemplados os vírus que circulam por aqui", explica. "A população não deve deixar para o último dia, ou para se prevenir quando ler a manchete da primeira morte de gripe no jornal".
Ainda de acordo com a médica, o site da prefeitura de Maringá conta com um
O Diario

Nenhum comentário: