quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Condenado preso que matou colega de cela em 2001

Acusado de matar um colega de cela na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), em 2001, o presidiário Rogério Pereira Pinto, 34 anos, foi condenado em júri popular a sete anos de prisão em regime fechado. A sentença, baseada na decisão de um corpo de 25 jurados, foi anunciada no início da tarde de ontem pela juíza Monica Fleith. Foi o 34º júri realizado este ano, em Maringá.

Na acusação, o promotor Edson Aparecido Cemensati insistiu na versão de que o réu agiu com "plena consciência da ilicitude" no momento do homicídio, praticado por motivo fútil.

Na noite de 2 de agosto de 2001, Pereira agrediu José Adair Telles de Matos, a vítima, com um punhal fabricado com plástico derretido e lâmina de barbear. "Pelo simples fato de José ter-lhe chamado de veado e puto, insinuando a prática de homossexualismo", relatou a promotoria.

Na primeira agressão, Matos ficou ferido no abdome. Quando todos na cela número 709 da sétima galeria da PEM já dormiam, por volta das 21h, Pereira tornou a atacar Matos. Na investida, teve apoio de Elias Pereira Chagas e Delton Evangelista Loango, que cumpriam pena na mesma cela.

Exame de necrópsia apontou que a vítima teve o pescoço quebrado pelos agressores.

O julgamento teve início às 8h30 de ontem, no Tribunal do Júri do Fórum de
Maringá, e terminou por volta das 14h30. A sentença tem o prazo de cinco dias para transitar em julgado. Após isso, a Justiça definirá o local onde Matos cumprirá a pena.

Nenhum comentário: