quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Doze pessoas são presas na região de Maringá por desvio de cargas




Polícia Federal e a Polícia Militar iniciaram nesta quarta-feira (6) a Operação Colônia, que busca desmantelar seis quadrilhas envolvidas com desvios de carga em Paranaguá. Somente na região deMaringá, foram presas 12 pessoas acusadas de envolvimento no esquema. A PF estima que duas mil toneladas de grãos foram desviadas do porto apenas neste ano.
Segundo a PF, as prisões foram realizadas em MaringáMandaguari e Marialva. No total, estão sendo cumpridas 121 mandados de prisão preventiva e 98 de busca e apreensão no estados do ParanáSanta Catarina e São Paulo. Todos os mandados foram expedidos pela 1.ª Vara Criminal de Paranaguá.

Ainda devem ser cumpridos três mandados de prisão contra três policiais civis (dois em Curitiba e um em Paranaguá) e um fiscal da Receita Federal. Os policiais são suspeitos de terem praticado os crimes de extorsão e prevaricação (não cumprimento da função pública por má-fé ou por improbidade).
Entre os membros das quadrilhas estão caminhoneiros, funcionários de terminais portuários, donos de empresas de fachada – que fazem a emissão de notas frias - e receptadores. Além disso, outras pessoas eram intermediárias e passavam informações sobre as cargas desviadas.
Os intermediários também aliciavam os responsáveis pela pesagem das cargas em empresas e transportadoras. Um advogado de Paranaguá seria o responsável por esses aliciamentos e também era procurado pela PF.
Empresas lesadas serão informadas
De acordo com comunicado repassado pela Polícia Federal, as empresas lesadas não terão os nomes divulgados, mas seus proprietários serão contatados nos próximos dias para auxiliarem nas investigações e fornecerem mais documentação comprobatória dos crimes.
Gazeta Maringa

Nenhum comentário: