sábado, 16 de outubro de 2010

Horário de verão começa no domingo

Mudança no relógio, que deve ser adiantado em uma hora, é válida para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o Distrito Federal até o dia 20 de fevereiro de 2011

Em 2010, o horário de verão vai começar a zero hora de domingo (17). A mudança no relógio, que deve ser adiantado em uma hora, é válida para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o Distrito Federal (DF). Neste ano, o horário diferenciado se estende até o dia 20 de fevereiro de 2011, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME).

Desde 2008, o Governo Federal estabeleceu, por meio do decreto 6.558, que a temporada de horário diferenciado sempre começa no terceiro domingo de outubro e é válida até o terceiro domingo de fevereiro. O decreto ainda prevê que, caso a data de término coincida com o domingo de carnaval, os relógios só devem ser atrasados em uma hora no domingo seguinte.

A definição da abrangência e do período de vigência foi tomada com base em avaliações técnicas dos órgãos responsáveis, com o objetivo de obter o melhor aproveitamento da luz natural e estimular o consumo consciente da energia elétrica. Segundo o MME, o adiantamento do horário em uma hora nos dez estados e no DF diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, fazendo com que o atendimento seja mais eficiente.

Nenhum comentário: