quinta-feira, 15 de março de 2012

Partido chama Silvio para lugar de Ricardo em secretaria


O prefeito Silvio Barros foi chamado pelo Partido Progressista para assumir a vaga do irmão, Ricardo Barros, na Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul. A dúvida de Silvio é a data para aceitar o convite.

A articulação é para que, com a saída de Ricardo, Maringá permaneça com um representante no governo estadual e a prefeitura siga sob o comando do PP, com Roberto Pupin – pré-candidato a prefeito.

"Ficou nas minhas costas manter o status de Maringá no governo do Estado", disse Silvio. Segundo o prefeito, a tendência é de que ele não saia da prefeitura tão logo Ricardo deixe a pasta, o que deve ocorrer no próximo mês. "Não vai dar para harmonizar a posição do Ricardo com a minha. Ele saindo, vai assumir outro nome do PP e eu vou ver quando será possível", explicou.


No loteamento de cargos do governo estadual, a secretaria ocupada hoje por Ricardo é uma das fatias destinadas ao PP, aliado de campanha. Vice-presidente nacional do partido, Ricardo deixa a pasta para se dedicar à sigla nas eleições municipais. A substituição de Ricardo por Silvio é discutida há semanas dentro do partido.

Silvio diz que não pretende assumir a pasta imediatamente após a saída do irmão porque ainda tem assuntos para resolver na prefeitura – não cita quais. Caso o prefeito deixe o cargo, o vice ficará impedido de disputar reeleição, em 2016, se vencer o pleito de outubro próximo.
"Trocamos uma perspectiva de reeleição por alguns meses de mandato (de Pupin).

Tem que ser bem avaliado por ele e por nós", disse o prefeito.
Pupin disse não se importar em assumir o lugar de Silvio neste fim de mandato. Pelo contrário. "Politicamente para mim seria muito bom", afirmou. Apesar da vontade de assumir o governo – o que é visto como favorável para a candidatura –, Pupin disse que ainda não tratou do tema com Silvio. "Nunca sentei com o prefeito para tratar deste assunto. Acho uma decisão muito particular, que cabe somente ao prefeito decidir."


Ficha Limpa

A Ficha Limpa estadual (Lei 16.975/2011), destinada a cargos no governo, não vai ser impeditiva a Silvio. O prefeito recorre de condenação em segunda instância por contratação irregular de servidor. Diferentemente da regra adotada para as eleições, a lei estadual só barra condenados em última instância. O Diario

Um comentário:

Anônimo disse...

achei que o ricardo ia ser "ministro" lá em brasilia.