quinta-feira, 28 de junho de 2012

Adolescente de 17 anos infarta e morre durante jogo de Futebol



O corpo de um jovem de 17 anos que morreu durante uma partida de futebol foi enterrado em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, na terça-feira (26).

Os exames realizados no Instituto Médico-Legal (IML) constataram que a causa da morte foi um infarto, causado pelo esforço físico em excesso. Ele morreu na tarde do último domingo (24), enquanto jogava com amigos.

Os companheiros contam que a vítima havia corrido muito, quando, no final do jogo, caiu de repente após chutar uma bola. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu pouco depois no hospital. “A gente não imaginava que fosse acontecer com um adolescente. Um jovem começando agora a viver a juventude”, lamentou o amigo Tiago Ávila.

O cardiologista Clair Azzolini alerta que corações de qualquer idade têm limites de esforço. “Se tiver um coração que não for preparado, que não estiver 100%, e tiver qualquer alteraçãozinha, desde o ritmo do batimento cardíaco, e ser submetido ao esforço físico máximo, ele pode consequentemente ter uma parada cardíaca”, explicou.

Azzolini diz que uma boa medida da quantidade de esforço permitida é diminuir o número da idade de 220 – o resultado vai ser a quantidade limite de batimentos por minuto, sem estar sobrecarregado. Com informações do G1.  

Nenhum comentário: