segunda-feira, 11 de junho de 2012

Maringá poderá contar com oito candidatos a prefeito


As eleições municipais de Maringá podem contar com oito candidatos a prefeito. De acordo com as convenções e negociações realizadas até o momento, PMDB, PMN, PP, PSB, PSDB, PT, PSC e PV podem lançar candidatura própria. De acordo com a Justiça Eleitoral, os partidos têm até o dia 30 de junho para realizar as convenções de definição. O prefeito em exercício, Roberto Pupin, é o pré-candidato pelo PP. O partido afirma que existem negociações com diversos pré-candidatos a vice-prefeito. No entanto, os integrantes e os partidos da possível coligação não foram divulgados. O ex-secretário especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, é o pré-candidato pelo PSB, ainda sem vice definido. O nome deve ser decidido no dia 30 de junho, em convenção .
De acordo com o presidente municipal do PMDB, Umberto Crispim, o partido vai lutar pela candidatura própria, com Durval Francisco dos Santos Filho. Caso contrário, o partido precisa definir qual coligação irá integrar. Dr. Batista é o pré-candidato do PMN, mas o presidente do partido em Maringá, Miro Falkenback, afirma que a definição para vice depende das composições e coligações, que só devem ser definidas no final do mês.
O PSDB é o partido com mais possibilidades de candidatos. De acordo com o presidente do partido em Maringá, Wilson Matos, o deputado federal Luís Nishimori, o deputado estadual Evandro Júnior e os vereadores Flávio Vicente e Márcia Socreppa têm condições de assumir a candidatura a prefeito ou vice-prefeito. “É o partido com maior representatividade. Por isso, com mais opções”, argumentou.
O PT definiu, em convenção no último dia 3, a pré-candidatura do deputado estadual Ênio Verri para a prefeitura de Maringá. Mas a candidatura à vice permanece indefinida até o dia 29, quando ocorre a próxima convenção. De acordo com o presidente do partido Mário Verri, a provável coligação deve ocorrer com PDT e PRP e que as conversas com PSC e PV estariam muito adiantadas.
No entanto, o deputado federal Edmar Arruda afirma que o PSC deve lutar por candidatura própria, seguindo orientações do diretório nacional. Neste caso, Arruda seria o candidato a prefeito de Maringá, mas ainda sem vice definido. Em caso de coligação, ele afirma que PSC poderia apoiar o PT, com um novo nome para o cargo de vice-prefeito.
O presidente municipal do PV, Alberto Abrão, afirma que o partido está articulado e deve, também, lutar por candidatura própria. “Precisamos aproveitar este importante momento de discussões ambientais. Mas se o partido decidir por consenso entrar em coligação, podemos apoiar a candidatura do PT.” PPL e PRP confirmaram apoio a Verri.
De acordo com o presidente do PSTU, Bruno Coga, “o partido negocia com PC do B e PSOL para uma chapa de esquerda”. A reportagem também entrou em contato com o PDT, mas a informação do diretório estadual é que a sigla está sendo reformulada no município. A representação do DEM em Maringá não foi localizada para comentar sobre as próximas eleições.Gazeta Maringá

Um comentário:

Rodrigo Tomazini disse...

Olá Zequinha. Por favor, faça uma correção; quando colocado sobre as alianças que o PSTU procura, não é o PCdoB, mas sim o PCB. Em caso de dúvida, consulte o Bruno Coga.

grato,

Rodrigo Tomazini