quarta-feira, 6 de junho de 2012

Veja o que abre e fecha no feriado em Maringá


O feriado prolongado de Corpus Christi prove alterações no funcionamento de diversos órgãos. O Decreto 1124/2012, da Prefeitura de Maringá, estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima sexta-feira (8) por conta do feriado prolongado de. O atendimento ao público no Paço Municipal e nas secretarias será interrompido às 17h de quarta-feira (6) e retomado na segunda-feira (11) a partir das 8h.

Apenas os serviços considerados essenciais como coleta de lixo, plantão dos serviços assistenciais, atendimentos de saúde, orientações de trânsito, programas culturais, obras de melhorias à população e atendimento da Guarda Municipal serão mantidos entre quinta-feira (7) e domingo (10).
O comércio de rua e supermercados fecham no dia de Corpus Christi, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), e reabrem normalmente na sexta, assim como os bancos, que também ficam fechados no feriado, e voltam a abrir para atendimento na sexta. Por fim, os shoppings funcionam em horário de feriado.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento bancário nesta quinta-feira, em função do feriado nacional de Corpus Christi. A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data poderão ser pagos no dia útil seguinte, na sexta, sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Segundo o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria, mesmo durante o feriado, canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente, facilitando, dessa forma, a vida do consumidor.
Os clientes podem, ainda, agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou nos correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).
Saúde
O Hospital Municipal, o Hospital Universitário e o Pronto Atendimento Zona Norte ficarão de plantão no feriado Corpus Christi, sexta-feira e no final de semana. O Samu permanecerá funcionando para atender emergências 24 horas, pelo telefone 192.

Estacionamento rotativo
O Estacionamento Rotativo (EstaR) não será cobrado durante o feriado de quinta-feira, retomando o atendimento na sexta-feira e no sábado pela manhã.

Transporte coletivo
As linhas de ônibus do transporte coletivo funcionarão na quinta-feira seguindo a tabela de feriado, na sexta-feira normal e sábado e domingo funcionarão normalmente com tabela de final de semana.

Assistência social
Trabalharão em sistema de plantão o Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) – 0800 – 643 5115, o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (9103-5661), o Albergue Santa Luiza de Marillac (3224-1673), o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (3901-1908) e os Conselhos Tutelares (9973-0323 e 3901-1966).

Esportes
Os centros esportivos da Maringá estarão abertos à comunidade para atividades na quinta-feira e com atendimento normal na sexta-feira. No sábado e domingo funcionam conforme agendamento. As quadras de areia da Vila Olímpica também estarão abertas atendendo quem já havia agendado o local.

Serviços Públicos
Com exceção da área administrativa, setores operacionais da Secretaria dos Serviços Públicos (Semusp) funcionarão normalmente na quinta-feira e sexta-feira, prestando serviços essenciais de coleta de lixo doméstico e varrição noturna de ruas. Haverá plantão permanente para serviços de manutenção da iluminação pública e de poda e remoção de árvores em casos de mergência.

Restaurante popular
O Restaurante Popular fica fechado na quinta e na sexta- feira. O atendimento ao público será retomado na segunda-feira.

Shoppings
As lojas nos shoppings centers de Maringá abrem das 14h às 20h no feriado de Corpus Christi. No Avenida Center, praça de alimentação e diversão funcionam das 11h às 23h.
No Catuaí Maringá, praça de alimentação, diversão e cinema atendem das 11h às 22h.
O Big vai fechar na quinta-feira, praça de alimentação do shopping Cidade das 12h às 21h e diversão a partir das 14h.
Para o Mandacaru Boulevard, os horários da diversão e praça de alimentação são das 12h às 22h30.
As operações de praça de alimentação e diversão no Maringá Park estarão abertas também das 12h às 22h30.Larissa/O Diario

Nenhum comentário: