terça-feira, 19 de junho de 2012

Paraná confirma mais três mortes por gripe A; Região tem 12 casos notificados



A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem, (18/06), mais três mortes por gripe A (H1N1) no Paraná. Os casos foram registrados nos municípios de Curitiba, Cornélio Procópio e São Mateus do Sul.

Desde o início do ano o Estado contabiliza cinco mortes. Apesar de a Secretaria de estado da Saúde informar apenas um caso de gripe na região, a chefe da Regional de Saúde, Nilma ladeia, informou que há 12 casos notificados de gripe A na região, sendo três deles confirmados.

O aumento no número de casos de gripe A nos últimos dias coloca o Paraná em alerta. Dos 64 casos confirmados este ano, 36 foram registrados no mês de junho. A situação de estados vizinhos – como Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul – também é preocupante. Santa Catarina já confirmou 268 casos e 21 mortes este ano.
.
Medicamento – A Secretaria da Saúde recomenda que todas as pessoas que apresentarem febre, associada a tosse ou dor de garganta, sejam encaminhadas imediatamente para uma unidade básica de saúde. “Se o caso for classificado como suspeito de gripe o médico deve receitar o medicamento Oseltamivir, mesmo sem a confirmação por exames laboratoriais”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. O medicamento age contra os tipos de vírus Influenza mais circulantes no País e evita o agravamento do quadro clínico do paciente. O Governo do Estado oferece cerca de 2 milhões de apresentações do Oseltamivir para toda a rede pública de saúde do Paraná. Por determinação do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, desde a última sexta-feira (15) os hospitais da rede privada que atendem casos de urgência e emergência também estão recebendo o medicamento.
.
Prevensão – Além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias. A Secretaria da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão. Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.
.
Sala de Situação – A partir desta semana, a sala de situação da Secretaria da Saúde, que antes monitorava apenas o comportamento da dengue no Estado, passa a acompanhar também a gripe nos municípios. Toda segunda-feira será divulgado um boletim detalhado sobre o panorama da doença no Paraná.

Até agora todos os casos de gripe A (H1N1) estão concentrados em 21 municípios do Estado: Matinhos (4), Paranaguá (4), Campo Largo (2), Colombo (1), Curitiba (24), Fazenda Rio Grande (1), Pinhais (2), Piraquara (1), São José dos Pinhais (2), Ponta Grossa (6), Guarapuava (1), São Mateus do Sul (1), Pato Branco (1), Francisco Beltrão (2), Cascavel (1), Juranda (1), Astorga (1), Maringá (3), Sarandi (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (5). Com informações do site Goio News.Blog do TS

Nenhum comentário: