quarta-feira, 6 de junho de 2012

Chuvas atingem mais de 20 mil em 21 municípios do Paraná


As chuvas que caíram no Paraná desde o início da semana já atingiram 20.268 pessoas em 22 municípios do Estado, incluindo Maringá. Os dados são da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, e foram atualizados às 11h51 desta quarta-feira (6). Em todo o Paraná, são mil desalojados e 205 desabrigados.Os danos materiais incluem ainda 589 residências danificadas e 15 destruídas, além de 20 pontes/bueiros danificados e 24 destruídos, bem como 19 edificações públicas danificadas e três destruídas. Nas estradas, a Defesa Civil registrou danos em 250 quilômetros de vias.
Em Maringá, não houve alteração nos registros da Defesa Civil. O vendaval e tempestades ocorridos na segunda-feira (4) afetaram 250 pessoas, das quais 16 ficaram desalojadas. Ainda segundo a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), encaminhada pelas autoridades locais à coordenação estadual, uma casa foi destruída na Cidade Canção.
Na região de Maringá, o caso mais grave é em Manoel Ribas (a 183 km de Maringá) - o terceiro município mais prejudicado no Estado - em que houve duas mil pessoas afetadas, 200 desalojadas, 45 residências danificadas e seis destruídas. O municípios ainda contabiliza 20 pontes/bueiros danificados e 24 destruídos, além de 250 quilômetros de estradas danificadas. São três edificações públicas danificadas e uma destruída.
Apucarana (a 65 km de Maringá) sofreu com alagamentos também na segunda, que desalojaram 12 pessoas, danificaram sete residências e uma edificação pública. Astorga (a 51 km de Maringá), também com registro de vendavais e tempestades no dia 4, houve seis residências danificadas que afetaram 16 pessoas.
Ainda na região, em Godoy Moreira (a 134 km de Maringá), foram registradas enxurradas e inundações bruscas na terça-feira (5), sem vítimas ou danos. Iretama (a 134 km de Maringá), teve cem pessoas atingidas por enxurradas e inundações bruscas na segunda, com 60 desalojados, e 20 desabrigados, com 10 residências danificadas.

Divulgacao
Iretama é um dos municípios mais afetados do Estado


Divulgação
Inundação desalojou 60 pessoas em Iretama
Nova Tebas (a 164 km de Maringá), com enxurradas e inundações bruscas ocorridas na terça-feira deixaram 200 pessoas afetadas, 20 desalojadas e três desabrigadas. Cinco residências foram danificadas e uma destruída.
E Mato Rico (a 181 km de Maringá) teve enxurradas e inundações bruscas na segunda, com 3.822 pessoas afetadas, 12 desalojadas e quatro residências danificadas.
No Paraná, os municípios mais afetados são Araucária (a 462 km de Maringá), Pitanga, Manoel Ribas, São José dos Pinhais e Guaratuba.
Em Araucária, em que as tempestades e vendavais do dia 4 fez com que o número de pessoas afetadas chegasse a cinco mil. São 200 desalojados e 32 desabrigados, além de 143 casas danificadas e três destruídas.
Pitanga (a 213 km de Maringá) teve enxurradas e inundações bruscas na terça, que resultaram em 4.500 pessoas afetadas (sendo seis desalojadas), e 11 residências danificadas.
Em São José dos Pinhais (a 448 km de Maringá), quadro de enxurradas e inundações bruscas afetaram 1.500 pessoas. No litoral, Guaratuba teve o extravasamento do Rio Cubatão, em que foram afetadas aproximadamente 1.500 pessoas nas localidades do Rasgado, Rasgadinho, Ribeirão Grande e Limeira, com transtornos para o escoamento da safra de bananas.
Outras localidades atingidas foram Almirante Tamandaré, Araucária, Guarapuava, Marmeleiro, Paranaguá, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Reserva do Iguaçu, Runas do Paraná e Vitorino.
Acesse o relatório de ocorrências na íntegra.
http://www.defesacivil.pr.gov.br/arquivos/File/Noticias/DesastresJunho20121150.pdf
Larissa/O Diario

Nenhum comentário: