sexta-feira, 1 de junho de 2012

Gestantes e crianças em Maringá ainda seguem sem cumprir meta no último dia de vacinação contra a gripe


Gestantes e crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos são os únicos que ainda não atingiram a meta do Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra a gripe, que encerra nesta sexta-feira (1º). As doses seguem disponíveis até o fim do dia, na sala de vacina da secretaria de Saúde, na Zona 7, e em todas as Unidades Básicas de Saúde.Até o final de quinta-feira (31), 68,06% das gestantes e 76,93% das crianças haviam sido imunizadas – a meta é vacinar 80% das pessoas ou 57.757 pessoas em Maringá.
"Foram quase 30 dias de campanha e ainda não conseguimos atingir a meta para esse grupo. O prazo está acabando e é muito importante que as pessoas procurem proteção contra essa doença", afirma o secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi.
No geral, a secretaria de Saúde contabilizou que foram vacinadas 86,50% do público-alvo. Entre os idosos, o índice de cobertura foi de 84,54 % e os trabalhadores de saúde também superaram a meta.
A vacina contra a gripe é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e consequências que acarretam. Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. Entre idosos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%. A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as internacões por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.
A secretaria de Saúde ainda lembra que dificilmente haverá nova prorrogação da vacinação da gripe, já que em junho o Ministério da Saúde fará a campanha contra a paralisia infantil. As pessoas que tem direito à vacina da gripe na campanha, e que não tomarem a dose, só serão imunizadas em clínicas particulares, mediante pagamento.Larissa/O Diario

Nenhum comentário: