quarta-feira, 6 de junho de 2012

Maringá registra quatro casos de gripe A em 2012


Maringá registrou quatro casos de gripe A (H1N1) em 2012. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), que confirmou, até esta quarta-feira (6), um total de 36 casos e uma morte em decorrência da doença no Paraná neste ano. O óbito ocorreu em Astorga (a 51 km de Maringá), no mês de março.Segundo a Sesa, os demais casos de gripe A foram registrados nos seguintes municípios: Curitiba (13), Matinhos (quatro), Paranaguá (dois), Campo Largo (dois), Colombo (um), Fazenda Rio Grande (um), Pinhais (um), Piraquara (um), Ponta Grossa (um), São José dos Pinhais (um), Guarapuava (um), Pato Branco (um), Francisco Beltrão (um) e Tibagi (um).
Os dados são oriundos do monitoramento das síndromes respiratórias feito desde 2011. Desde então, o Estado ampliou os exames para diagnosticar mais tipos de vírus respiratórios no Laboratório Central do Estado (Lacen) e aumentou as unidades-sentinelas em diversos municípios.
Em 2010, o Paraná estabeleceu o uso do medicamento antiviral mediante avaliação e critério médico para todos os casos de síndrome gripal, independente do fator de risco. "Ainda há em estoque cerca de 500 mil tratamentos de Oseltamivir disponíveis no Estado. Ao menor sinal de qualquer sintoma, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa", explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
O medicamento pode ser retirado gratuitamente na unidade de saúde mediante receita médica. Para a liberação, o médico deve preencher a receita em duas vias e o formulário disponível no site da Secretaria da Saúde.
Segundo o superintendente, medidas simples podem evitar a transmissão de gripes e resfriados. "Lavar bem as mãos com água e sabão sempre que tocar as superfícies e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar limitam a circulação do vírus no ambiente", afirma.
Histórico
A primeira vez que o vírus influenza A (H1N1) foi identificado no Paraná foi em 2009. No mesmo ano a Organização Mundial de Saúde decretou o início da pandemia, encerrada em agosto de 2010.
Em 2009 foram registrados 79.958 casos, com 338 mortes. No ano seguinte foram 1.607 casos, com 19 mortes. Em 2011 foram confirmados dois casos de gripe A (H1N1) e nenhuma morte.
Vacina
A vacina é considerada outra aliada na proteção dos grupos de riscos contra a gripe, por isso o Ministério da Saúde ofertou a dose para idosos (com 60 anos ou mais), gestantes, crianças (de seis meses a menos de dois anos), indígenas e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza.
De acordo com o Programa Estadual de Imunização, 84% deste público-alvo recebeu a dose da vacina.
A melhor adesão à campanha no estado é da população indígena, que alcançou 100% de cobertura, seguido pelos trabalhadores de saúde com 99%. O Estado também vacinou 89% das crianças de seis meses a menores de dois anos. O índice de cobertura vacinal entre os idosos até agora foi de 83% e 72% das gestantes.
Recomendações para prevenção de infecções respiratórias:
• Higienize as mãos frequentemente utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;
• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;
•Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);
•Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;
•Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;
•Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;
•Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;
•Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;
•Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;
•Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.Larissa/O Diario

Nenhum comentário: